HomeMauáO canto do JocaO Canto do JocaPolícia

Câmara cassa Atila e Alaíde Damo assume Mauá

Votação foi 16 a 5, uma ausência e uma abstenção

Por 16 votos a cinco, uma abstenção e uma ausência, a Câmara Municipal de Mauá cassou nesta quinta-feira (18-04) o mandato do prefeito Atila Jacomussi (PSB).

Vacância

Mas, a cassação deu-se com a aprovação de parecer da comissão processante que analisou a vacância do cargo.

Preso

A acusação, todavia, foi de ele ficou fora da chefia do Executivo por período superior ao permitido por lei (estava preso), e impedir a posse da vice-prefeita, Alaíde Damo.

Direitos

O Decreto Nº 2, de 18 de abril de 2019, determina a comunicação do impeachment à Justiça Eleitoral, e a decisão suspende os direitos políticos de Atila por cinco anos.

Ficha suja

Pela lei da Ficha Limpa, no entanto, Atila fica inelegível por oito anos, ou seja, até 2027.

Merenda

Atila foi acusado de desviar verbas da merenda escolar. Preso em maio, porém, foi solto um mês depois, e preso novamente em dezembro, reassumindo em fevereiro.

Trato feito

A prisão, porém, deu-se na operação Trato Feito, que investigou 22 dos 23 vereadores da cidade sob suspeita de corrupção.

Lamento

Defensor do prefeito cassado, a advogado Leandro Petrin lamentou a decisão da Câmara porque o relatório votado “contém inverdades, em especial quando afirma que o prefeito não comunicou o seu afastamento”.

Medidas

Petrin, porém, adiantou: “Vamos tomar as medidas judiciais cabíveis.”

Alaíde assume

Assim que terminou a votação, o presidente da Câmara, vereador Vanderley Cavalcante da Silva (SD), o Neycar, já anunciou a vice-prefeita Alaíde Damo (MDB) como a nova chefe do Executivo.

Juramento

Ela chegou à sede do Poder Legislativo com o marido, o ex-prefeito Leonel Damo, foi convidada a prestar o juramento de posse na tribuna, ocupar uma cadeira na Mesa Diretora e assinar o termo.

Trabalho

Em coletiva logo após a posse, Alaíde afirmou: “Eu só posso prometer aos munícipes de Mauá trabalho, e vou fazer de tudo para acertar sempre, mas se eu errar em alguma coisa, ter a humildade para voltar atrás e corrigir”.

Sem assistir

Alaíde disse que não estava acompanhando a votação; e que só foi à Câmara quando ligaram para ela comunicando a cassação de Atila.

Secretariado

Afinal, a nova prefeita também não revelou nomes que farão parte do seu secretariado; e passou a impressão de que pretende recuperar uma clima de paz na política da cidade.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo