Geral

Fatec Antonio Russo desmistifica relação dos jogos digitais com a violência

Diante dos últimos acontecimentos de repercussão nacional, o corpo docente do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Fatec Antonio Russo, de São Caetano, se manifesta publicamente sobre o tema “jogos e violência”.

Para os profissionais da Faculdade de Tecnologia, “os jogos digitais (ou videogames) são reconhecidamente uma forma de entretenimento e um produto cultural, mas que já ultrapassaram o patamar unicamente da diversão. Exemplos disso incluem o uso como recursos educacionais, como instrumentos em terapias psicológicas, fonoaudiológicas, fisioterápicas, ocupacionais e nos cuidados com a saúde bucal. Servem para transmitir mensagens e ideias como por exemplo o respeito à diversidade, dão vazão à criatividade, são expressão artística e podem contribuir para a formação do pensamento crítico, para citar alguns benefícios”.

Além disso, pesquisas desenvolvidas e publicadas no Brasil e em outros países mostram que os jogos digitais têm tido influência significativa no aprendizado, no aumento da fluência na língua inglesa e no desenvolvimento intelectual por parte de jogadores de videogame.

Os docentes destacam ainda, que diante do caso da escola de Suzano, no qual dois jovens promoveram um ataque resultando na morte dez pessoas, eles destacam: “É fácil culpar aquilo que realmente não se conhece ou entende, a maioria das pessoas não estuda os jogos digitais e existe uma tendência em acreditar nas palavras de autoridades. Essa culpa atribuída ao videogame pode vir a ter consequências muito sérias, como a estigmatização de milhares de pessoas que trabalham direta ou indiretamente nessa indústria”.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo