Artigo

Lixo orgânico

Roberto Mangraviti

Você já parou para observar as possibilidades de adubos orgânicos que estão disponíveis e que muitas vezes vão parar direto no lixo? O adubo orgânico caseiro, muitas vezes considerado como lixo, é composto por uma mistura de restos de comida, cascas de vegetais ou de frutas em processo de decomposição.

Esses resíduos podem atuar como fertilizantes orgânicos oriundos de restos vegetais ou de animais e serem utilizados na agricultura, para fins de fertilização de solos e para melhoria da nutrição das plantas.

Além disso, diferentemente dos fertilizantes comerciais, o composto funciona como uma fonte de aproximadamente todos os elementos necessários para as plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio. O composto consiste em um balanço contínuo de nutrientes que são liberados gradualmente à medida que ele se decompõe no solo.

A reutilização desses resíduos orgânicos é muito importante, pois muito lixo orgânico é produzido. Com isso, ao preparar o adubo caseiro, contribuímos para que a quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários seja menor e se reduza o custo crescente da eliminação de resíduos, diminuindo também os efeitos negativos sobre o ambiente e a poluição de nossas águas.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo