AtualidadesHomeO Canto do Joca

Mamografia reivindicada em junho tem tudo para chegar em março

A princípio, o vereador Fernando Rubinelli (PDT) publicou em suas redes sociais: “Nossa luta está se tornando realidade e a carreta está vindo para Mauá. Foi um compromisso de campanha do deputado Campos Machado, que teve aproximadamente 1000 votos em Mauá”. Esse pedido foi feito em junho de 2018 para ser atendido em março de 2019.

Essa é nova

A informação não é de nenhum WhatsApp desavisado, muito menos pode ser confundida como fake news. Veio da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, e transcrevo ‘ipsis litteris’, para evitar polêmica: “O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta quarta-feira (27) que a pasta irá adotar a modalidade de compartilhamento de risco na aquisição de medicamentos. Na prática, isso significa que o governo só pagará pelo medicamento se houver melhora do paciente. O spiranza, destinado ao tratamento da doença rara Atrofia Muscular Espinhal (AME), poderá ser a primeira medicação incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo viés da nova modalidade. Atualmente o tratamento por paciente custa R$ 1,3 milhão por ano. A análise de sua possível incorporação deve ocorrer em março, pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).” Pode isso?

Educação

Já o Ministério da Educação liberou R$ 1 bilhão para Estados e municípios na segunda-feira, 25. Os recursos são destinados à complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e, além disso, à complementação do Piso Nacional do Magistério, referentes a fevereiro. Em síntese, os recursos foram repassados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC que efetua o repasse aos entes federados.

De olho

Agora, resta saber como Estados e municípios vão utilizar essa verba, que, mesmo carimbada, às vezes tem destinação diferente. Vale ficar de olho.

Políticas públicas

Enfim, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a ser lançada na Quarta-Feira de Cinzas, é “Fraternidade e Políticas Públicas”. O lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. É para refletir e compartilhar.

Novo Coffee

O “jornalista que virou café” (não perderia a piada com base no filme “O homem que virou suco”), meu amigo Irineu Masiero, amplia o sucesso do mais charmoso ponto de encontro do ABC: The Coffee is on The Table.

Ganhou concorrência pública e vai responder pelo Café (com maiúscula mesmo, porque o produto dele é pra lá de ótimo.) na Casa da Palavra, em Santo André.

Aniversário

Sugestão à gestão Paulo Serra: Irineu garante que consegue inaugurar o café da Casa da Palavra (ainda sem nome) em 8 de abril. Ou seja, pode até constar da programação de festejos pelos 466 anos de fundação do município.

Meio que em Off

Afinal, Josmar Jozino, um dos mais importantes repórteres de Polícia do Brasil (trabalhamos por muitos anos juntos no velho, bom e saudoso Diário Popular), acaba de lançar “Meio que em off”. Cartilha para quem estiver a fim de saber um pouco sobre a relação jornalista-Polícia, ou repórteres e fontes de segurança.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo