CidadesSão Bernardo do Campo

São Bernardo toma posse de imóveis abandonados com débitos

Em ação pioneira, a Prefeitura de São Bernardo deu iniciou ao processo de posse sobre os imóveis abandonados particulares e que acumulam dívidas com o município para transformação de equipamentos públicos.

Afinal, os primeiros decretos foram assinados pelo prefeito Orlando Morando, após o período de notificação de 30 dias terem sido expedidos aos proprietários para contestações ou parcelamentos dos passivos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), há mais de cinco anos.

A medida obedece a Lei Municipal 6691, de 28 de junho de 2018, amparada na Lei Federal 13.465, de 11 de julho de 2017, que versa sobre “os imóveis urbanos privados abandonados cujos proprietários não possuam a intenção de conservá-los em seu patrimônio ficam sujeitos à arrecadação pelo Município ou pelo Distrito Federal na condição de bem vago”.

Infelizmente existem casos em que imóveis são abandonados por muitas razões e vão acumulando débitos de tal forma, que ficam impagáveis. O ideal seria que os proprietários conseguissem preservar suas propriedades. Entretanto, esta Lei vem com o objetivo de devolver a função social do local. Sem contar que um espaço sem ocupação se torna um ponto inseguro na cidade”, conforme o prefeito Orlando Morando.

A primeira posse ocorreu em um local, que funcionava um posto de combustível, entre as ruas Jurubatuba e Joaquim Nabuco, Centro.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo