O Canto do Joca

Entidades unidas contra a desestruturação do saneamento no Brasil

  Hoje é o Dia Nacional contra a MP  (Medida Provisória) do Saneamento, assinada no dia 6 pelo presidente Michel Temer. A iniciativa do protesto é da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) em parceria com Abar (Associação Brasileira de Agências de Regulação), Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento e Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). Assembleia
Em São Paulo, o ato será no Auditório Franco Montoro, da Assembleia. 
 Mais Tarifa
As entidades alertam que a proposta de revisão do Marco Legal do Saneamento pode desestruturar totalmente o setor no Brasil: além de ser inconstitucional, a MP afeta a titularidade dos municípios, o subsídio cruzado e a lógica dos ganhos de escala, prejudicando os municípios mais pobres e gerando grande risco de aumento das tarifas de água e esgoto em todo o País.
 Prejuízos
Nesse contexto, com certeza haverá prejuízos imediatos para a universalização dos serviços, e a MP, ao contrário do discurso do Governo Federal, promoverá desestruturação do setor de saneamento no Brasil, aumentando a diferença entre municípios ricos e pobres.
 Emergência
Nesta terça-feira, 31/07, a Prefeitura de São Caetano promoverá manutenção nas linhas telefônicas do 156, das 9h às 12h. Durante esse período, o serviço de urgência atenderá pelo telefone 97502-6863. Após a manutenção, os números 156 e 0800 7000 156 retornam ao funcionamento normal.
 Velho novo
Metade dos brasileiros (50%) prefere que o próximo presidente do Brasil seja político há muitos anos. Em dezembro, em levantamento semelhante, esse índice era de 39%. Na época, a maioria dos entrevistados (52%) preferia um nome novo. Em novo estudo realizado pela Ipsos, entre 1º e 15 de julho, o desejo por um “outsider” caiu para 44%. Foram entrevistadas 1.200 pessoas em 72 municípios  do País. A margem de erro é de três pontos porcentuais.
 Pediatras
Agenda com 28 itens prioritários com a preocupação dos pediatras brasileiros com os rumos do Governo na gestão da saúde, em especial na rede pública. Esse é o documento preparado pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) para apresentar aos candidatos.
 Propostas
O texto, síntese de propostas para solucionar tópicos que têm preocupado especialistas em crianças e adolescentes, será encaminhado aos políticos nos próximos dias.
 Comemoração
O trabalho integra a comemoração pelo Dia do Pediatra (27 de julho). Todos os que tiverem os nomes homologados pela Justiça Eleitoral receberão a Agenda em Defesa da Infância e da Adolescência, da SBP, que enviará aos pretendentes ao Palácio do Planalto. 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo