Cidades

Oncologista alerta para o diagnóstico precoce do câncer cerebral

  O câncer cerebral é caracterizado pelo crescimento desordenado das células normais do cérebro. Ele pode se originar a partir de células do sistema nervoso central, classificado como primário, ou pode ter origem em tumores em outros órgãos e as células doentes irem parar no cérebro, classificado como secundário. Chega a 4%
No Brasil, diz o INCA (Instituto Nacional do Câncer), 4% das mortes por câncer estão associadas ao câncer cerebral. E em jovens com idade inferior a 15 anos, os tumores do cérebro são a segunda principal causa de câncer. Embora o porcentual não seja tão grande – incapacidade e índice de mortalidade – são importantes os alertas à população para a necessidade de diagnóstico precoce, principalmente porque seus sintomas, em sua maioria, se confundem com os de outras doenças.
 Orientação
O oncologista Bruno Conte, do Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia, recomenda que ao sentir sintomas recorrentes, o paciente deve procurar um clínico geral ou neurologista. A automedicação, além de mascarar e dificultar o diagnóstico do tumor cerebral, pode comprometer o prognóstico. “O diagnóstico da doença em estágio inicial facilita o tratamento e aumenta a sobrevida”, alerta.
 Indústria
Na terça (29) o CIESP SBC (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Regional São Bernardo), por iniciativa do vereador Mauro Miaguti (DEM), realiza a Sessão Solene em Comemoração ao Dia da Indústria e do Emprego na cidade.
 Empresas
Serão homenageadas empresas instaladas há décadas:  Bombril, 70 anos; Toyota do Brasil, 60 anos; Trefilação União de Metais, 60 anos; e Art Festa Ind. Com. De Artigos para Festa, 40 anos.
 Concurso
A Prefeitura de São Bernardo vai divulgar nos próximos dias o edital do concurso público que visa à contratação de 782 servidores. Detalhes serão revelados pelo prefeito Orlando Morando e o secretário de Administração e Modernização Administrativa, Pedro Pinheiro.
 Substituição
O prefeito José Auricchio Júnior dará posse, na segunda (28), às 14h30, ao novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação.
 Café socializado
Cirlene Rabecchini, pré-candidata a deputada federal pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), recebeu ontem  o colega de partido, Admir Ferro, pré-candidato a deputado estadual, em seu escritório para um café. Os dois falaram sobre diretrizes e panorama político atual  no ABC.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo