CidadesSão Bernardo do Campo

Reforma administrativa em SBC vai extinguir secretarias e cortar 346 cargos comissionados

  A Prefeitura de São Bernardo dará início nos próximos dias a uma ampla reforma administrativa, que irá tornar oficial a extinção de secretarias, além da redução de 346 cargos comissionados – em consonância com o trabalho de compatibilização orçamentária, iniciado em janeiro de 2017. Na prática, a medida põe fim ao “cabide de emprego”, que perpetuava nas últimas administrações de São Bernardo, além de ampliar a política de valorização de funcionários de carreira, impactando de forma significativa no enxugamento de gastos públicos. A proposta foi aprovada por maioria absoluta na Câmara, na sessão ordinária, de ontem.
A reforma, idealizada pelo prefeito Orlando Morando, visa a enxugar a máquina pública, inchada pelo ex-prefeito Luiz Marinho (PT), por meio da implementação de três leis municipais que abriram brechas para que atribuições destinadas a profissionais concursados pudessem ser preenchidas por indicações do ex-prefeito e seus subordinados. As medidas foram alvos de sucessivas Adins (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) por parte do MP-SP (Ministério Público de São Paulo), que apontou excessos e abusos na destinação incorreta dos cargos.
 Sem espaços
“Não há mais espaço para funcionários apadrinhados nas administrações públicas. É uma prática arcaica, que demonstra a forma antiquada e corrompida de se fazer gestão que perpetuava nos governos passados. Desde o início do nosso mandato, entendemos que havia muitos cargos comissionados desnecessários e atuamos para reduzi-los”, explicou o prefeito Orlando Morando.
Dos 1.153 cargos em comissão no modelo em vigor até o final de 2016, 729 foram oficialmente extintos pelo novo projeto, sendo que 383 deles foram readequados de acordo com os apontamentos do Ministério Público, o que resultou no corte real de 30% dos postos em comissão.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo