O canto do Joca

Orlando prevê solução para Agência de Desenvolvimento até fevereiro

 Presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), afirmou ontem que a instituição tem todo interesse em garantir a continuidade dos trabalhos da Agência de Desenvolvimento Econômico da região, mas que isso passa pela viabilização do repasse de recursos dos municípios, uma vez que legalmente o Consórcio não pode repassar valores, como vinha ocorrendo até o ano passado. “Em fevereiro isso estará pacificado”, disse Orlando.ILEGAL
Orlando revelou ter conversado com o conselheiro do TCE-SP (Tribunal de Contas dos Estado de São Paulo) Antonio Roque Citadini antes de assumir a prefeitura, e ouviu dele que a forma de repasse do Consórcio para a Agência era ilegal, e isso daria problema aos prefeitos, razão pela qual foi determinado estudo para garantir “uma maneira legal” de assegurar o funcionamento da Agência.
ANÁLISE
Orlando reuniu a imprensa para apresentar a “Análise anual das realizações do Consórcio” e destacou: “Os seis primeiros meses de 2017 foram marcados pela inauguração da sede do Consórcio em Brasília e também pela realização de seminários que trataram de assuntos como regularização fundiária, direitos de criança e do adolescente e desenvolvimento sustentável”.
JOGOS ABERTOS
No segundo semestre, destacou: engajamento no IUC (Programa Internacional de Cooperação Urbana), da União Europeia, inauguração do CGE-ABC (Centro de Gerenciamento de Emergências ABC) e, a grande repercussão com a inovação de promover regionalmente os Jogos Abertos do Interior, com ampla cobertura da grande imprensa.
Mais com menos
O presidente Orlando Morando também citou a redução do repasse dos municípios para a entidade: de 0,50% para 0,25% em janeiro, e de 0,25% para 0,17% em outubro. “Promovemos ajustes, acabamos com cargos, e mesmo sem sobrecarregar as cidades fizemos mais com menos”, disse.
ESTADO
Igualmente foi destacada a presença do subsecretário estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmir Mesquita, nas reuniões mensais dos prefeitos, além da discussão com o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para revisão da Lei Específica da Billings, e a retomada do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública) no ABC.
METRÔ
Sobre o imbróglio da linha 18 – Bronze do Metrô, Orlando Morando disse: “Nós apresentamos uma cobrança à secretaria de Estado, porque houve aditivo em três vezes, mas não faz sentido ter isso e a obra não começar; então, nós colocamos: ou começa, ou vocês têm que dar uma alternativa, porque cabe ao Estado fazer isso”.
BALSA
Na condição de prefeito de São Bernardo, Orlando Morando anunciou que hoje, às 15h, assina o contrato para a duplicação da Balsa João Basso, no Riacho Grande. “É um problema crônico que estamos solucionando junto com a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia)”, disse. Outra atividade já está programa para amanhã, mas o chefe do Executivo fez segredo.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo