O canto do Joca

Batateiros festejam os 49 anos de história do Mercadão do Rudge Ramos em São Bernardo

 Batateiros, como são conhecidos os moradores de São Bernardo, mas também ceboleiros (andreenses) e outros cidadãos de todo o ABC tiveram motivos de sobra para comemorar, no sábado (25) os 49 anos de profícua existência do famoso Mercadão de São Bernardo. Afinal, trata-se de um histórico estilo de centro comercial que, bem administrado, torna-se símbolo de qualquer grande cidade no mundo inteiro.ENCONTRO
Ponto de encontro e passagem de muitos moradores de São Bernardo, da região e até mesmo de bairros vizinhos pertencentes à Capital (como Moinho Velho, Vila das Merces, São João Clímaco, Ipiranga e outros), o Mercado Municipal do Rudge Ramos teve grande festa em comemoração aos seus 49 anos, celebrados no dia 10. As atrações tiveram apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
ATRAÇÕES
O público pôde conferir pintura facial, Kiendaiko (taiko) e apresentações musicais. Os destaques foram os workshops Salada de Pote e Suco Detox, com o chef Bruno Bertozo, do Senac. Houve ainda sorteios, Contação de História, com escultura de bexigas, Espalhando a Leitura, além de um painel com fotos do Mercadão, pertencentes ao Acervo da Seção de Pesquisa e Documentação (Memória).
HISTÓRIA
Frequentador do espaço, o prefeito Orlando Morando (PSDB) exaltou a história e toda a representatividade do Mercadão. “A Prefeitura apoia todas ações que valorizam a história da nossa cidade. Este lugar, em especial. Sua tradição é reconhecida por toda a população”, pontuou.
 INFÂNCIA
Para o secretário de Cultura, Adalberto José Guazzelli, este evento remete à infância. “Vínhamos ao Mercado do Rudge, bem como o que existia ao lado da Prefeitura, em passeios de final de semana. Sendo uma das metas do governo Orlando Morando, o resgate e estímulo a pontos tradicionais da cidade, esta festa, em ação conjunta, pra comemorar 49 anos do espaço, ratifica esse propósito”, disse.
PATRIMÔNIO 
Dono de uma loja de calçados, Flávio Viana Barbosa, há 34 anos no mercado, considera o local um patrimônio do ABC. “Não tem outro espaço deste gênero com a diversidade de lojas e produtos do Mercadão. Desejo que ainda sobreviva muitos anos e tenha mais inovação para que não acabe a tradição das pessoas de virem a este comércio. Minha loja teve de se adaptar com o tempo e, hoje, somos referência em conforto, pois atendemos, também, clientes que têm disfunção ortopédica”, comentou.
PRAZER 
No centro comercial, as compras são uma atividade prazerosa, já que estão disponíveis 67 lojas, com ambiente diferenciado, e entre produtos e serviços estão desde calçados, agência de viagem, verduras, legumes, cereais.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo