Politica

Editorial – Mudança de bandeira

 Os Consórcios Intermunicipais de várias regiões do país incrementaram-se, na década de 1990, obedecendo a estratégia de aglutinação ideológica e política a serviço dos ditames de um projeto de poder também multinacional. Origens: Foro de São Paulo, 1991, em paralelo com a bolivariana ação das “Mercociudades”. 
Se de início, para adquirir credibilidade e garantir adesões, houve projetos até que literariamente bem elaborados sobre as mais flagrantes mazelas das respectivas áreas – chegando a solucionar algumas – a posteriori tornaram-se em cabides de emprego para políticos e seus aspones. 
Após a dura derrota eleitoral de 2016, a bandeira desses organismos saiu das mãos do PT e base alugada, na nossa região e pelos brasis afora. De mecanismo político-ideológico e meio de vida de compinchas, tais organizações parecem assumir perfil proativo na construção do desenvolvimento econômico e social, não mais de polos de poder. 
A criação da “Casa do Grande ABC” em Brasília – obra do presidente do Consórcio, Orlando Morando, e demais prefeitos do ABC – desta vez é notícia boa: “As principais cidades perderam indústrias nos últimos anos. Tenho convicção de que a grande missão é poder mostrar a competitividade do Grande ABC, a sua capacidade de atrair investimentos”, exaltou Morando. 
A mudança de bandeira da entidade e seu alçamento no centro de decisões do país é salutar. 
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo