Politica

Editorial – As causas da debacle

 Há “analistas” que, arteira ou burramente, atribuem à Operação Lava-Jato a origem da crise estrutural que nos avassala na última década, acirrada desde 2.014. Uns, descaradamente a soldo. Outros, por mera ignorância e incompetência intelectual. A História, porém, nos mostra outra coisa. 
O início da baderna está em 1.991, com a instituição do Foro de São Paulo que, sob premissas falsas, buscou ser a 5ª Internacional Comunista e substituta da URSS ao menos no chamado 3º Mundo. O Partido Comunista Cubano e o Partido dos Trabalhadores foram os idealizadores e promotores do fato. 
Assim, o PT chegou ao poder em 2.002 graças à complacência das chamadas “forças de esquerda” botocudas, imitadoras de movimentos socialistas de outros páramos do planeta. Encantadas com o operário que virou presidente, tudo concederam. O debate ideológico virou festa rave, com muito barulho e pouca reciclagem… 
O que se vendeu como avanço social, na verdade abriu caminho para o maior escândalo de corrupção institucional da História, no qual os tais “proletários” no poder uniram-se a capitalistas de alta cepa para enriquecimento ilícito inimaginável. Foi baita farra até o surgimento da Lava-Jato, singela denunciadora do esquema. 
O rombo é descomunal. São bilhões de reais vazados sob auspícios de uma casta política corrupta e perversa. Esta, sim, geradora e alimentadora da crise. Certo? 
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo