Geral

ABC Paulista puxa para cima idade dos ônibus metropolitanos no estado São Paulo

 ADAMO BAZANI Os ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) só não são mais novos e acessíveis por causa do ABC Paulista. É o que revela o relatório da diretoria da EMTU referente ao ano de 2015.razão
A razão para isso é o fato de a Área 5, correspondente à região do ABC, ainda não ter sido licitada, como ocorreu em 2006 com as outras quatro áreas da região metropolitana de São Paulo.
 Desde 2006, a EMTU tentou licitar, por seis vezes, as operações de ônibus na região. Por cinco vezes, os empresários de ônibus esvaziaram as licitações e em uma vez barraram o certame na Justiça. A frota do ABC tem idade média de 9 anos sendo que alguns veículos ultrapassam 20 anos de uso. Em toda a região metropolitana de São Paulo, de acordo com a EMTU, a idade média da frota regular é de 5,6 anos.
A alta idade dos ônibus influencia na redução da oferta de veículos acessíveis. Isso porque, os ônibus saem obrigatoriamente de fábrica com equipamentos de acessibilidade somente desde 2008, ou seja, ônibus antigos não têm elevadores e rampas.
 No ABC, operam 19 empresas de ônibus em 112 linhas que transportam diariamente 300 mil pessoas nos 829 ônibus.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo