Politica

Em nova fase da Lava Jato, PF faz buscas na Região do ABC

 A 22ª fase da Lava Jato foi deflagrada na manhã de ontem e teve como alvo de 80 policiais 23 mandados em Santo André, São Bernardo, São Paulo e Joaçaba (SC). Entre os crimes investigados estão corrupção, fraude, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Esta é a primeira vez que a Região entra na rota da operação direta da PF. O foco da operação é a abertura de offshores (empresas no exterior) e a compra de apartamentos em Guarujá (SP) para lavar dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras. Todos os apartamentos do condomínio Solaris, na praia das Astúrias, estão sendo apurados. Pessoas ligadas ao ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, podem ter sido beneficiadas das transações imobiliárias.
Algumas unidades do Solaris eram da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) e, em 2009, foram assumidos pela OAS. A PF suspeita que a empreiteira utilizava os imóveis para pagar propinas de contratos com estatais.
 Lula é o alvo
Quem integra a roda de amigos do ex-presidente Lula avalia que a nova fase da operação colocou o petista na mira. A OAS havia reservado um tríplex para a família do ex-presidente. 
Lula adquiriu, em 2005, com a mulher, Marisa Letícia, uma cota de participação da Bancoop, liquidada em 2010, referente ao imóvel na planta. Ao disputar a reeleição em 2006, ele informou à Justiça Eleitoral ter pago à Bancoop R$ 47 mil pelo apartamento.  Assim, teria preferência na aquisição do imóvel, que chegou a ser reformado pela OAS, mas abriu mão depois que o fato foi noticiado pela imprensa.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo