Entretenimento

#AnoNovo – Especialista fala sobre a cor favorita para a virada

Ano novo, vida nova. Em busca de renovação e boas energias, os brasileiros apelam às cores para tentar alcançar o que desejam no ano que se inicia.

Enquanto em outros países predominam outras cores, inclusive o preto, no Brasil, o branco ainda é a cor favorita para a maioria das pessoas passar o Réveillon. Márcia Okida, designer gráfico, coordenadora e professora do curso de Produção Multimídia da Unisanta e pesquisadora de cores há mais de 20 anos, não recomenda o uso da vestimenta 100% branca. “Muitos vão estranhar, mas indico o branco apenas se for estampado com algo colorido ou quando quebramos seu excesso com outras cores”.

Márcia explica que branco é a cor mais irritante de todas, fato comprovado cientificamente, por “possuir a energia de todas as cores ao mesmo tempo”.

Ainda de acordo com a especialista, se levarmos em consideração que as cores possuem muitas associações, o branco causa todas as reações ao mesmo tempo no nosso cérebro e corpo. “Por isso, é muito difícil alguém conseguir permanecer por muito tempo em ambientes totalmente brancos. O branco fisicamente estressa. Psicologicamente, representa paz, mas isso não impede que esta cor incomode pelo excesso de luz que possui”.

Assim, quem busca paz, deve substituir o branco por azul (confira a arte abaixo). Já aqueles que querem melhorar o lado financeiro devem apostar tanto no amarelo quanto no verde. “O amarelo (simboliza riqueza) no sentido material da cor e verde no sentido de estimular a atividade cerebral e raciocínio. Acertar nas decisões pode acarretar maior sucesso financeiro”, explica.

Para as roupas, acessórios e maquiagens que serão usados na passagem do ano, vale combinar uma ou mais cores. Veja a seguir o que cada cor carrega em sua personalidade cromática. Preto pode

Diferente do que muitos pensam, o preto não traz má sorte ou possui algum significado negativo. “Na verdade, preto não é cor, é a ausência dela. Não faz mal, o único problema real é esquentar. Já que não reflete luz, absorve, ou seja, não mostra cor nenhuma”.

A professora atenta ainda para a dualidade do preto. “Alguns usam para parecer elegantes, mais magros e sensuais. Ao mesmo tempo pode representar morte e tristeza para outras pessoas. Você deve saber qual cor te faz bem ou mal. Depois, pense no que quer para esse novo ano, e aí sim é possível associar uma cor ao seu desejo ou sentimento”. 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo