Embora a corrida seja um treinamento que sempre foi mais solitário, com o crescimento dos grupos de corrida, essa vocação do exercício mudou.
Quando o treino de corrida avançado ou para quem está começando envolve a participação em um grupo, os resultados podem ser potencializados por diversos fatores. Em primeiro lugar, o aspecto socialização ganha muito quando o atleta está em um grupo de corrida porque envolve conhecer mais pessoas, ganha incentivo dos colegas para competir e superar os próprios limites, além da incrível sensação de que alguém torce por você e não te deixa desanimar.
A Maria Ivonete Ribeiro , conhecida por todos como Netinha, leva a bandeira desse grupo em todas as provas da região, muitas vezes carregando esse símbolo até fora do país . Lembro dela em uma corrida no Aramaçan, em que pediu pra eu dar um toque na locução NA CHEGADA da prova que o grupo estaria comemorando 10 anos e ela levaria um bolo.
Respondi pra ela que faria isso se ela levasse bolo para todos e qual não foi minha surpresa ! Ela levou, mas fiquei sem um pedaço , afinal a prova tinha mais de mil participantes. Parabéns a Netinha e ao grupo Sai da frente, que se mantêm unido pela paixão pela corrida mantendo o grupo há 13 anos, mesmo sem as provas presenciais.
OSMAR AKIRA ENOMOTO
