Autos

O carro mais famoso do mundo

  Ontem enquanto o Brasil comemorava a sofrida vitória contra a Costa Rica pela Copa da Rússia, um bom número de pessoas ao redor do mundo estava celebrando um carrinho bacana que faz parte da história do século 20 e de muitas famílias brasileiras: 22 de junho é o Dia Mundial do Fusca.
No sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), consta 827.234 unidades do modelo registrados no Estado. Destes, 6.430 têm a cobiçada placa preta, para colecionadores —ainda mantêm boa parte das características originais. É o modelo mais colecionado no Estado.
O “besouro” foi criado pelo alemão Ferdinand Porsche —o mesmo da marca de esportivos. Lançado em 1935, foi chamado de Volkswagen, ou carro do povo. Logo ganhou o mundo, fazendo história em muitos países com nomes ou apelidos como Beetle, Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo, Maggiolino…
Foi o Fusca (chamado de Volkswagen Sedan) que, em 1953, deu início à história da Volkswagen no Brasil. Naquele ano começou a montagem, na capital paulista, de modelos com peças importadas da Alemanha.
A fabricação brasileira começou em 1959 e foi até 1986. De seu projeto, surgiram ainda outros sucessos, como a Brasília e a Variant. Em 1993, o Fusca voltou à linha de produção, a pedido do então presidente Itamar Franco. A nova fase durou até 1996. Houve até uma última versão, a Série Ouro, que teve apenas 1.500 unidades.
No Brasil, foram fabricados 3,3 milhões de Fuscas. No mundo todo, a produção foi de mais de 21,5 milhões de unidades. Ainda hoje, o “besouro” está entre os modelos mais fabricados de todos os tempos, seja no Brasil ou no planeta.
No Dia Mundial do Fusca, uma campanha nas redes sociais pediu aos fãs que usassem a hashtag #worldbeetleday2018 em seus posts. No Brasil, existe ainda o Dia Nacional do Fusca: 21 de janeiro.
E como não poderia deixar de ser, mostramos aqui o maravilhoso exemplar do nosso amigo Luís, ano 1986 com motorização de 1600 cilindradas. O carro é completamente original de fábrica inclusive a pintura e também toda a tapeçaria. O carro foi comprado pelo Luís a mais de um ano do primeiro dono e como sempre foi uma negociação demorada, pois o antigo proprietário não estava muito interessado em se desfazer de sua joia. Mas depois com muita conversa e principalmente muita paciência o negócio foi concretizado. O Luís que é um apaixonado pela marca tem também outros modelos da Volkswagen que em breve estarão dando ar da graça aqui em nossa coluna.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo