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Brasil adia para 2025 exigência de vistos para cidadãos da Austrália, Canadá e EUA

Jornalista Sérgio Moreira

O turismo brasileiro necessita de mais estrangeiros, por ano a média é de cerca de 6 milhões visitantes estrangeiros que entram pelo país, seja por via terrestre ou aérea conforme o registro da Polícia Federal. Por decisão do Governo Federal a exigência do visto para três países seria cobrada a partir desse mês. Para incrementar o mercado de turista estrangeiro, a isenção de visto para cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos que desejam visitar o Brasil foi prorrogada para 10 de abril de 2025.

O adiamento do início da cobrança do visto tem como objetivo garantir a implementação completa do visto eletrônico, chamado e-Visa, disponível no endereço eletrônico: https://brazil.vfsevisa.com. A nova forma de solicitar o documento possibilita a praticidade e conveniência da emissão do documento 100% eletrônico, dispensando o comparecimento do interessado nos consulados brasileiros.

 

BH Airport com novas frequências para Lisboa e Bogotá

Comemorando os 40 anos de fundação, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está projetando o mês de abril mesmo sem nenhum feriado prolongado, será movimentado no BH Airport: a previsão é que circulem pelo terminal mais de 970 mil passageiros, o que representa um crescimento de 16% em relação a 2023. O número também supera o patamar do mesmo mês no período pré-pandêmico, representando um crescimento de 10% em relação a abril de 2019.

 

Foto :Reprodução

 

Segundo o gestor de Conectividade e Aviação, Clayton Begido, os números positivos são um reflexo do crescimento no número de viagens nos últimos meses, principalmente para atender a uma demanda reprimida desde o retorno das atividades turísticas pós-pandemia. A estimativa é que, em abril, o número de pousos e decolagens cresça 17% em relação ao mesmo mês no ano passado e 14% em relação a abril de 2019.

“O setor ainda se recupera das consequências da pandemia, mas agora já podemos falar em crescimento e de volta aos patamares pré-pandêmicos, como já demonstram os números do mês de abril. Além disso, é importante destacar o trabalho do BH Airport para a expansão de rotas, o que contribui para a atração de cada vez mais passageiros. Em 2023 ampliamos em 30% o número de destinos, fortalecendo as conexões de Minas Gerais com cerca de 70 destinos dentro e fora do país”, afirma.

Foto :Reprodução

 

De Minas para o mundo- Em abril, os passageiros também vão encontrar mais frequências de voos para o exterior. Desde o dia 31 de março, a TAP oferece mais uma frequência para Lisboa (Portugal), totalizando 7 voos semanais para o destino e tornando a rota oficialmente diária.  No dia 1º de abril, a Avianca aumentou o número de voos para Bogotá (Colômbia), passando de 3 para 5 por semana.

Em 2023 o BH Airport alcançou a marca de 8 destinos internacionais, o que representou um crescimento de 4 vezes em relação a 2022. Além de Lisboa e Bogotá, o terminal tem voos recorrentes para Cidade do Panamá (Panamá), Willemstad (Curaçao) e Santiago (Chile), além de Buenos Aires, na Argentina, (previsto para retornar em julho) e Fort Lauderdale e Orlando, nos EUA (previstos para retornarem em junho).

Em breve, os amantes do Chile ainda terão mais seis voos semanais para Santiago. Em junho a Sky chega com três voos semanais para o destino e, em julho, a Latam vai aumentar a frequência dessa mesma rota, passando de três para seis vezes por semana.

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Outros destinos atendidos – Além dos 8 destinos internacionais, o BH Airport oferece outros 52 domésticos e regionais, o que o torna o terceiro maior do Brasil em oferta de destinos no Brasil.

Em Minas Gerais, os destinos são: Araxá; Governador Valadares; Ipatinga; Juiz de Fora; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.  No Brasil, o terminal oferece os seguintes destinos: Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Cabo Frio (RJ); Caldas Novas (GO); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Lençóis (BA); Linhares (ES); Maceió (AL); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Parnaíba (PI); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA);         Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio de Janeiro – Galeão (RJ); Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São Paulo – Congonhas (SP); São Paulo – Guarulhos (SP); Teresina (PI); Vitória (ES) e Vitória da Conquista (BA).

 

Cobrança do couvert artístico

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O Couvert Artístico é uma taxa cobrada por bares, restaurantes e outros estabelecimentos que oferecem apresentações musicais ou artísticas ao vivo. Essa taxa visa a remunerar os artistas e cobrir os custos da apresentação.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o pagamento do couvert artístico é opcional, ou seja, o cliente tem o direito de escolher se deseja ou não pagar a taxa. Mas se o consumidor for informado de forma clara e prévia sobre a cobrança e fizer a escolha de permanecer no local para usufruir do serviço do entretenimento, então a cobrança é legítima e o Couvert Artístico passa a ser obrigatório.

Para que a cobrança do couvert artístico seja válida, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) juntamente com seu jurídico recomendam que o estabelecimento siga as seguintes regras: informar o cliente sobre a cobrança de forma clara e visível, em local de fácil acesso (como na entrada do estabelecimento, no cardápio ou na mesa); informar o valor do couvert ao cliente antes da consumação e repassar o valor integral ao artista ou grupo responsável pela apresentação.  É necessário que o estabelecimento tenha alvará (licença municipal) para exibição de música ao vivo e, sobre o valor do couvert musical, deve-se pagar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) à municipalidade.

Capital mineira participa de eventos do turismo

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A Belotur, representando o destino Belo Horizonte, estará presente em três importantes feiras do setor de turismo no mês de abril. Entre os dias 15 e 17, a empresa municipal participa da WTM Latin America, evento que acontece em São Paulo e busca posicionar a região como um dos destinos mais importantes da indústria mundial de viagens e turismo. Nos dias 19 e 20, o poder municipal estará presente na 8ª Rodada de Negócios da Foco Operadora, que reunirá uma série de fornecedores internacionais em Pernambuco. Já nos dias 26 e 27, a capital mineira será a sede do Minas Travel Market (MTM), agenda que promete reunir mais de 2 mil profissionais do Turismo no Minascentro.

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A participação da Prefeitura de Belo Horizonte na WTM representa uma grande oportunidade para o avanço na valorização da gastronomia mineira e na consolidação da capital como um importante destino turístico gastronômico. Durante o evento, no espaço da Belotur, inspirado nos tradicionais bares da cidade, haverá uma cozinha show ao vivo com a chef Tainá Moura, apresentando os pratos típicos mineiros, como o tropeiro, o torresmo, o fígado com jiló e o pão de queijo com pernil. Também haverá atividades em conjunto da Belotur com o Mercado Central, que completa 95 anos de fundação em 2024, e com a Lalka, primeira fábrica de balas e chocolates artesanais de Belo Horizonte.

 

Os receptivos ‘HT Happy Travel’ e ‘Sensações Turismo’ farão parte da comitiva belo-horizontina no evento, divulgando roteiros exclusivos da cidade, com destaque especial para o Conjunto Moderno da Pampulha. Outro importante momento da WTM será o lançamento do projeto ‘Rota da Diversidade’, que irá abranger iniciativas que promovam o Turismo LGBT+, o Afroturismo e o Turismo 60+. As ações selecionadas receberão destaque no mapa da feira com o selo da ‘Rota da Diversidade’ e terão a oportunidade de participar de ações exclusivas, que serão divulgadas posteriormente. A Belotur inscreveu o roteiro ‘Belos Horizontes Negros’, da empresa Sensações Turismo, juntamente com o Guia LGBTQIAPN+, para participar da ação.

 

“É com grande alegria e entusiasmo que destacamos a presença de Belo Horizonte na WTM, uma das mais importantes agendas do setor de turismo do continente, que abre o calendário das grandes feiras no país. A gastronomia e o Conjunto Moderno da Pampulha serão mais uma vez apresentados ao mercado mundial, destacando o que a capital mineira tem de melhor em roteiros exclusivos, do tradicional ao contemporâneo. O grande objetivo da nossa participação é mostrar que Belo Horizonte não é uma cidade de passagem, e sim um destino com diversas possibilidades e experiências autênticas. Destaco também a MTM, que terá a capital mineira como anfitriã, reforçando o posicionamento da nossa cidade como um importante destino de eventos de grande porte”, comenta Marina Simião, diretora de Marketing e Promoção Turística da Belotur.

 

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Com o tema ‘The Future is Open. Be The Change’, a WTM Latin America 2024 reunirá o trade do turismo de todo o mundo em 3 dias repletos de inovação, aprendizado e muito networking. Será uma oportunidade para que destinos, operadoras de turismo, hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros, empresas de tecnologia, e outros players do mercado tenham acesso a produtos exclusivos e lançamentos dos maiores nomes do turismo global.

8 ª Rodada de Negócios da Foco Operadora – Na 8ª Edição, a ‘Rodada de Negócios’ da Foco Operadora se estabeleceu como a maior agenda de turismo da região Nordeste, reunindo os melhores agentes de viagens dos mercados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Ceará e Pernambuco. Com a participação de mais 600 profissionais de todo o país e mais de 100 expositores, vindos não só do Brasil, mas também da América do Sul e Europa, a ‘Rodada de Negócios’ se consolidou como um ponto de encontro essencial para aqueles que desejam fazer transações no ramo do turismo.

 

A participação da capital mineira na agenda será como destino expositor, destacando Belo Horizonte como uma cidade surpreendente, apresentando os roteiros gastronômicos, os grandes eventos da cidade, como o Carnaval e Arraial, e o programa ‘Belo Horizonte Receptiva’, iniciativa que visa promover o turismo local através das agências de receptivo e guias de turismo. A Belotur terá um balcão exclusivo para atender os agentes participantes, oferecendo uma capacitação de 20 minutos para os profissionais interessados.

 

A importância da presença da Prefeitura de Belo Horizonte na agenda se deve a continuidade do trabalho de promoção que está sendo feito diretamente com agentes e operadoras, colocando o destino na prateleira dos principais atores do segmento, considerando principalmente o Nordeste como um importante polo emissor de turistas para a cidade.

 

Minas Travel Market – Nos dias 26 e 27 de abril ocorrerá no Minascentro a primeira edição da Minas Travel Market (MTM), evento que substitui o antigo Salão do Turismo de Minas Gerais, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Inspirado e idealizado pelos mesmos criadores do Brazil Travel Market (BTM), em Fortaleza, uma das maiores feiras de turismo do continente, a MTM promete ser um sucesso e reunir grandes nomes do setor. Nesta primeira edição, a capital mineira será a cidade anfitriã e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, está apoiando a iniciativa.

 

O poder municipal terá um destaque especial no evento, apresentando experiências exclusivas de Belo Horizonte em uma área de 140 metros quadrados, localizada entre os estandes 70 e 79. Como ocorrerá na WTM, serão promovidos roteiros distintos da cidade, destacando dois dos mais notáveis patrimônios belo-horizontinos: o Conjunto Moderno da Pampulha e a Gastronomia.

 

Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira, informações para a coluna enviar para   [email protected]   @sergiomoreira63

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