HomePolítica

Yoshio não tem aval do Novo para ser vice de Márcio

"Não há nenhum planejamento envolvendo essa pessoa recém-filiada ao partido", diz Ricardo Alves, presidente do Novo/SP

Apesar de anunciar sua pré-candidatura a vice-prefeito na chapa encabeçada por Márcio da Farmácia – Podemos, o ex-vereador e ex-assessor especial do prefeito José de Filippi Jr – PT, Ricardo Yoshio – Novo, encontra-se em uma encruzilhada política, já que não conta com o aval da direção estadual de seu partido para avançar com seu projeto político.

Foto: Reprodução

Ao REPÓRTER, o presidente do Diretório Estadual do Partido Novo, Ricardo Alves, esclareceu a situação: “Essa questão do vereador que se filiou ao partido em Diadema é completamente extemporânea. Primeiramente, porque não houve nenhuma negociação sobre sua possível candidatura ou pré-candidatura a vice-prefeito pelo partido. Ele apenas se filiou ao Partido Novo. Não há nenhum planejamento envolvendo essa pessoa recém-filiada.”

Além disso, Ricardo Alves ressaltou o foco do partido em outras cidades da região: “Hoje nós temos candidatos muito fortes em Santo André, São Bernardo e São Caetano, com chapas realmente competitivas que podem trazer para o Novo a eleição de vereadores e eventualmente pelo menos um prefeito na região.”

Contradição

Yoshio, por sua vez, afirmou sua decisão de se filiar ao Novo e sua intenção de concorrer ao cargo de vice-prefeito ao lado de Márcio da Farmácia: “Eu decidi me filiar ao Novo por ter me identificado com o alinhamento à direita, acredito que seja o momento de me unir ao Márcio e lançar a pré-candidatura.” No entanto, questionado sobre o aval da direção estadual do partido, Yoshio afirmou: “Está tudo certo, tudo conversado, tenho o aval para ser pré-candidato.”

O histórico político de Yoshio é marcado por reviravoltas e mudanças de partido. Em abril do ano passado, ele defendeu sua candidatura ao REPÓRTER, posicionando-se como líder da oposição e criticando a gestão municipal.

“É óbvio que meu nome figurar entre todos da oposição e ver tantos outros nomes sendo citados, além do atual, mostra que a população não está contente com o que está acontecendo. No meu caso específico ainda ouso dizer que seja até mesmo um reflexo do caos na saúde”, afirmou à época.

Aliado ao PT

Entretanto, após a entrevista, Yoshio foi nomeado como assessor especial de gabinete do prefeito José de Filippi Jr – PT, recebendo um salário mensal de R$ 12,1 mil, se distanciando das críticas à gestão petista até o momento de seu desembarque.

Histórico

Yoshio também possui um extenso histórico eleitoral, incluindo uma candidatura a deputado federal pelo Solidariedade em 2022 e passagens pelo Republicanos, PSDB, PSD, além de ter flertado com outras siglas antes de se filiar ao Novo.

Diante desse cenário complexo, a pré-candidatura de Yoshio como vice-prefeito ao lado de Márcio da Farmácia permanece em um impasse, enquanto ele busca validar seu projeto político dentro do Partido Novo e angariar apoio para suas ambições eleitorais.

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo