HomePolítica

Tarcísio não vai entrar em `bola dividida´

WALTER ESTEVAM JUNIOR

 

 

 

 

 

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas – Republicanos, disse na segunda-feira (8), em coletiva de imprensa na Feira da Fraternidade, em Santo André, que não vai entrar em bola dividida com os partidos que fazem parte do seu arco de aliança de governabilidade. “Onde tiver embate com a esquerda eu vou estar presente”, declarou. Em São Caetano, ele não terá problemas para apoiar o pré-candidato a prefeito Tite Campanella – PL, pois a composição foi costurada pelo governador e pelo prefeito José Auricchio Jr – PSDB, incluindo o Republicanos na última hora. Em Santo André, o vice-prefeito Luiz Zacarias já tinha anunciado o apoio de Tarcísio a sua pré-campanha, mas viu seu sonho virar pesadelo ao ouvir que o governador vai manter ótima relação com os prefeitos até 31 de dezembro. Em São Bernardo ainda há muita celeuma em cima do Republicanos, mas Tarcisio articulou a provável dobrada entre os pré-candidatos Alex Manente – deputado federal do Cidadania e o vereador do PL, Paulo Chuchu.  “Vou participar onde tiver consenso do nosso grupo e estivermos enfrentando a esquerda. Onde não tiver consenso ou tivermos mais candidatos do nosso grupo, vou acompanhar a distância. No segundo turno é outra história”, concluiu o governador.

 

Aliança

 

O advogado Carlos Eduardo da Silva, presidente do PSD de Santo André, poderá contar com uma chapa forte para o pleito de 6 de outubro. Além da vereadora Dra. Ana Veterinária e Vavá também contará com os ex-vereadores José Araújo, Thiago Rocha e Dr. José Dilson (Médico do Ratinho). A Dra. Ana é a atual vice-presidente do partido e teve quase 5 mil votos em 2020 e poderá ser campeã de votos em 2024. Porém, a filiação do advogado Leandro Petrin, ex-secretário de Finanças e governo na primeira gestão do prefeito Paulo Serra, é tida como certa para ocupar a pré-candidatura de vice-prefeito com o secretário de Saúde Gilvan Junior do PSDB.

 

Pesquisas

 

A indicação de Flávia Morando – União Brasil, pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando – PSDB, é justificada pelo alcaide por pesquisas e “sentimento” de aprovação à sua gestão. Morando afirma que a população gostaria de ver a deputada estadual Carla Morando – PSDB, como candidata a prefeita. Entretanto, a legislação eleitoral, não permite a participação de parentes em primeiro grau para a sucessão de prefeito, governador e presidente da República.

 

Câmara

 

Em São Bernardo, a primeira sessão ordinária pós janela eleitoral, que será realizada hoje às 10h, tem grandes novidades. Dos 28 vereadores, apenas 5 permaneceram em suas legendas. O PSDB, em fato inédito nos últimos anos, deixa de ter cadeira na Casa.

 

Mauá

 

O prefeito Marcelo Oliveira – PT se viu, na sexta-feira (08), em meio ao desembarque de oito secretários da gestão. Em conformidade com os trâmites estabelecidos pela legislação eleitoral, que requer a desincompatibilização de secretários que pretendem concorrer a cargos eletivos, diversos membros do governo apresentaram seus pedidos de desligamento. Além disso, entre os nomes que deixarão seus cargos estão Celma Dias, Leandro Dias, José Luiz Cassimiro, Paulo José de Almeida, Patrícia Gama, Márcio Bertucci, Chiquinho do Zaíra e Rangel Souza da Silva, todos devem se colocar à disposição no pleito de outubro.

 

Sem respostas

 

A tensão política na Câmara de Diadema atinge um novo ápice com a crescente frustração dos vereadores de oposição pela falta de resposta do prefeito José de Filippi Jr – PT aos requerimentos protocolizados na Casa. Nos bastidores, murmúrios sugerem que a paciência está se esgotando e comparações são feitas com casos anteriores, como o impeachment do ex-prefeito Claudinho da Geladeira, de Rio Grande da Serra, por questões semelhantes. Na sessão ordinária de amanhã, espera-se um tom mais incisivo por parte de alguns vereadores, que prometem aumentar o tom de suas cobranças em relação à gestão petista.

 

 

WALTER ESTEVAM JUNIOR

[email protected] – 11 96589-1878

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo