HomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

Os cinco mil anos da uva Moscatel

 

Sugerido por um amigo fui pesquisar a uva Moscatel e descobri que se trata de uma das uvas mais antigas, tem cerca de cinco mil anos. Seu nome em latim é “pianae”, que significa “preferida das abelhas”, levada da Grécia para a Itália, hoje é encontrada em todo o mundo.

 

A diversidade da Moscatel é imensa. Chegam a 150 variedades de cepas entre uvas brancas e tintas, viníferas e híbridas. É inconfundível seu aroma composto do perfume de uva madura, almíscar, mel, pêssego, damasco e um suave floral. A uva Moscatel pode produzir desde vinhos secos, aromáticos e frutados, passando por espumantes e chegando aos de sobremesa, muitos deles naturalmente doces. Nenhuma out ra casta tem tanta versatilidade.
No Brasil, a principal produção de vinhos com essa uva é a de espumantes. Com teor alcoólico um pouco mais baixo, doçura e perfume acentuado, é um vinho que conquista muitos paladares. A gaúcha cidade Farroupilha produz mais de 50% das uvas Moscatel do país.

 

 

No sul da França, são encontrados os fortificados (mais alcoólicos e doces); na Itália, a variedade Moscato Bianco é a base da composição do famoso espumante Asti da região do Piemonte, e a Moscatel de Alexandria compõe o vinho de sobremesa doce e dourado da Sicília, o especial Moscato de Pantelleria. Muito popular na Espanha e em Portugal, em especial o doce Moscatel de Setúbal. E nos Estados Unidos, a variedade mais utilizada é a Moscato Canelli, enquanto o produtor sul africano utiliza a variedade tinta chamada de Muskadel em seus vinhos doces e rosados.

 

Rolha – um objeto intruso de cortiça que fica entre uma pessoa e a felicidade”
@amantedovinhooficial

Contato:(11) 9.9604-7743 / [email protected]

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo