DiademaEventosHome

Diadema sedia evento de aniversário da represa Billings

Organização da atividade é do Subcomitê Billings Tamanduateí; Diadema é a única cidade entre os oito municípios que fazem parte do colegiado a apresentar projeto no evento

 

 

A cidade de Diadema vai sediar, no dia 27 de março, evento em comemoração ao aniversário da represa Billings, que completa 99 anos de criação nesta data. A atividade é organizada pelo Subcomitê Billings Tamanduateí, que reúne representantes dos sete municípios do Grande ABCD, de São Paulo, de universidades e da sociedade civil. Diadema é a única cidade que vai realizar apresentação de projeto durante o evento, que será realizado no Teatro Clara Nunes, a partir das 14 horas.

 

O coordenador do Subcomitê, o advogado e ambientalista Virgílio Alcides de Farias, explica que o evento é uma oportunidade de discutir sobre a atual situação da represa Billings, um dos mais importantes mananciais e fonte prioritária de água potável para o abastecimento público da Grande São Paulo.
“A urgência de hoje, como tem sido há muitos anos, é conter ocupações irregulares e clandestinas, coletar e tratar os esgotos gerados na bacia Billings. Esperamos que possamos começar, nesse evento, a discussão e as práticas que vão fazer com que a represa esteja menos poluída quando completar 100 anos, em 2025”, relatou.

 

Assistente da Secretaria de Governo de Diadema e representante da prefeitura no Subcomitê, Ricardo Perez vai apresentar no evento o Plano de Preservação Ambiental e Inserção Social para a região Sul da cidade. Uma série de ações e intervenções que projetam para a região a criação de uma agrofloresta para produção agrícola, de horta comunitária com objetivo de comercialização, implementação de uma fábrica de beneficiamento dos produtos cultivados, um entreposto comercial para a venda desses produtos, a criação de uma escola de vela, entre outras iniciativas.

 

Entre os objetivos do plano estão a preservação e recuperação de remanescentes da vegetação, nascentes e cursos d’água; participação da população na escolha, definição, implementação e manutenção das atividades sustentáveis propostas; inibição de possíveis vetores de ocupação através de uso sustentável dos recursos; incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico em parceria com instituições e universidades; criação de estratégias para desenvolvimento local e renda à população inserida no projeto através de bioeconomia e ecoturismo; mitigação dos gases de efeito estufa para contribuição no cumprimento de metas nacionais junto ao acordo de Paris.

 

“Nosso objetivo é que esse projeto seja um piloto que possa ser replicável em outras áreas”, destacou Perez. “Vamos apresentar todo o projeto e começar a pensar na captação de recursos para que seja possível implementar todas essas iniciativas. É um custo que a Prefeitura não tem como arcar, mas que sem dúvidas, vai trazer muitos benefícios não apenas para Diadema, mas para toda a região”, completou.

 

O coordenador do Subcomitê destacou que a realização do evento em Diadema é muito simbólica, já que a cidade é um dos berços da luta em defesa dos mananciais, na década de 1970. “Fernando Vitor de Araújo Alves, que hoje dá nome ao Parque Ecológico, era o que chamamos de ‘ponta de lança’, quem estava à frente”, relembrou o ambientalista.

 

“Diadema também é a única cidade, entre as oito que compõe o Subcomitê, a apresentar projetos de recuperação e preservação, um deles é a restauração náutica do braço Grota Funda no bairro Eldorado, que foi palco da tradicional e cultural festa dos navegantes, prejudicada com a poluição das águas. Projetos e ações que podem servir de espelho para serem adotados nas cidades contempladas com os mananciais Billings”, concluiu Farias.

 

Confira a programação completa do evento (sujeita a alterações):

 

14h
Abertura
Apresentação cultural da Lira Musical de Diadema
Coordenação do Subcomitê Billings-Tamanduateí e Diretoria do CBH-AT

14h30
Situação dos mananciais e reservatório Billings/Legislação – com Virgílio Farias – Movimento em Defesa da Vida (MDV)

14h50
Relatório da qualidade das águas na Billings – com Marta Marcondes – Universidade São Caetano do Sul (USCS)

15h10
Projeto de restauração náutica do riacho Grota Funda da Frente
Ambiental Viva a Billings – com Luís Felipe Xavier – Universidade São Caetano do Sul (USCS)

15h30
Projetos referentes a usos sustentáveis nas áreas de mananciais no
município de Diadema – com Ricardo Perez – Prefeitura de Diadema

15h50
Estudos e trabalhos realizados na região da Billings – com Roseli Benassi – Universidade Federal do ABC (UFABC)

16h10
Coffee break
Companhia de Dança de Diadema

16h30
Implantação do plano de sinalização da APRM-Billings – com Livia Stefania Rosseto – Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

16h50
Investimentos do FEHIDRO na Billings – com Beatriz Vilera – Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê
(FABHAT)

17h10
Atividades do Grupo de Fiscalização Integrada da Billings -GFI-B – com Renato Nunes – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística
(SEMIL) / Grupo de Fiscalização Integrada – Billings (GFI-B)

17h30
Saúde da Billings: Integrando pesca e peixes – com Juliana Azevedo – Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP)

18h
Encerramento – com Virgílio Farias – Movimento em Defesa da Vida (MDV)

Serviço:

Evento em comemoração aos 99 anos da represa Billings
27 de abril de 2024
Das 14h às 18 horas
Teatro Clara Nunes
Rua Graciosa, 300, Centro – Diadema/SP

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo