ArtigoHomeVinhos

Tintos e Tantos Outros

o sabor e o saber do vinho

Humberto Domingos Pastore

O mistério do fundo da garrafa côncava

Apreciadores de vinho se perguntam por que existe e pra que serve aquele fundo em formato côncavo, uns mais profundos, outros nem tantos nas garrafas de vidro. Por mais que defensores ferrenhos defendam uma ou outra teoria, a realidade é que até hoje a explicação para essa cavidade é um tema controverso e ainda não conclusivo.
Possivelmente existam outras interpretações, mas vamos ficar com estas sugestivas ideias. Há quem afirme que a concavidade ajude na distribuição da pressão interna nas garrafas dos espumantes, mas não explica porque os vinhos rosés, brancos e tintos também são comercializados em recipientes com o fundo no mesmo formato.
Outra teoria sugere que a única finalidade da sua existência é facilitar o manuseio, apoiando o polegar na concavidade ao servir a bebida e diminuindo o contato da mão com a garrafa, evitando o aumento da sua temperatura.
Há quem acredita que produtos em garrafas maiores e mais pesadas são sinônimos de qualidade. Então, quanto mais funda a concavidade, mais alta a garrafa deve ser para comportar a quantidade exata da bebida descrita em seu rótulo. E se a garrafa for maior, será também mais pesada. A ideia é que se for um vinho simples não estaria em uma garrafa sofisticada. Então o vinho da garrafa melhor terá um vinho melhor.
Outra análise cita que vinhos guardados por anos em adegas podem acumular sedimentos nas garrafas que precisam ser removidos através da decantação. e sugerem que o arco formado na parte interna das garrafas, exerça uma força gravitacional que retém os sedimentos no fundo, evitando que eles se desloquem para o gargalo no momento em que o vinho for servido.
Uma teoria que não tem nada a ver com o vinho, mas sim com a fabricação da garrafa de vidro recorda que na antiguidade elas eram feitas artesanalmente por meio do sopro em um cano de uma ‘massa’ de vidro em brasa e, ao mesmo tempo, giravam este cano para conseguir o formato desejado na garrafa. Esta técnica fazia com que uma curvatura se formasse no fundo do recipiente. Pelo jeito nunca chegaremos numa resposta & uacute;nica, mas o que podemos é ter em mente que a qualidade do vinho nada tem a ver com a presença ou tamanho da concavidade da garrafa, se bem que é uma tradição bem elegante!

Dinheiro não compra felicidade, mas compra vinho que no fundo é a mesma coisa”
Autor desconhecido

Contato:(11) 9.9604-7743 / [email protected]

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo