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BRT-ABC inicia segunda fase das obras, em São Bernardo

Sistema ligará ABC à Capital; obras estão em ritmo acelerado

 

 

 

BRT-ABC avança com Fase 2 em São Bernardo

MARCOS FIDELIS

Uma nova etapa de obras foi iniciada para a construção do BRT-ABC, sistema rápido de ônibus elétricos que conectará o ABC à capital. Os serviços avançaram na Av. Lauro Gomes, após o cruzamento da Av. Winston Churchill, em São Bernardo, com a remoção do piso asfáltico. Com essa ação, a infraestrutura necessária para o projeto começa a tomar forma, indicando avanços significativos.

BRT-ABC

 

 

Licença

Por conseguinte, a Licença Ambiental de Instalação, emitida pela Cetesb no final de janeiro, compreende a Avenida Lauro Gomes, a Avenida Marginal, a Rua Michel Saliba, a Rua Aída e a Rua do Grito, em São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo. Esse documento é essencial para garantir que as obras do BRT-ABC estejam em conformidade com as normas ambientais, assegurando a preservação do ecossistema local durante todo o processo de construção.

Fase 2

Ademais, a Fase 2, com extensão de aproximadamente 15 km, inclui 13 paradas, três viadutos, quatro pontes e cinco passarelas. Nessa etapa, será construída a pista a partir da divisa de São Bernardo até o terminal Sacomã, em São Paulo. Essa expansão demandará um planejamento detalhado e uma execução precisa, considerando a complexidade das intervenções necessárias ao longo do trajeto.

BRT

Gerenciado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e implantado e operado pela concessionária Next Mobilidade, o BRT-ABC é um sistema rápido de ônibus elétricos movidos a bateria, com recarga de oportunidade na rede área. No total, terá 18 km de extensão, podendo atender até 600 mil passageiros/dia. Essa iniciativa representa um avanço significativo na busca por soluções sustentáveis e eficientes para a mobilidade urbana na região metropolitana.

Ônibus elétricos

Além disso, será operado por 92 ônibus totalmente elétricos, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes, fabricados pela Eletra, empresa brasileira de tecnologia de tração elétrica com sede em São Bernardo. A expectativa é de que o percurso entre o Terminal São Bernardo e o Terminal Sacomã, na capital, seja feito em 40 minutos na modalidade expressa. Isso mostra não apenas um avanço em termos de mobilidade, mas também um compromisso com a inovação tecnológica nacional.

Primeira fase

Por outro lado, a Fase 1 do BRT-ABC está praticamente concluída conforme o cronograma, incluindo a moderna parada em frente ao Shopping Metrópole, no Centro de São Bernardo. A Parada Metrópole terá ar-condicionado, wi-fi, bilhetagem antes do embarque, acesso em nível aos veículos e facilidades para pessoas portadoras de deficiência. Será o modelo para as demais 15 paradas previstas no trajeto. Essa fase inicial já demonstra o comprometimento com a modernização e a inclusão social no sistema de transporte público.

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