ArtigoHome

OBSERVE A TARTARUGA

Agnaldo L. Sacramento(*)

 

01 – “Freud explica” é também um modo de justificar alguma situação não clara.
Sigmund Freud não explicou bem o seu lado de pensador negativista.

02 – Como tal, por exemplo, era contrário à fixação de metas, algo tão necessário, popularizado e posto em prática em nossos dias: metas a serem alcançadas por pessoas, por empresas, etc.

03 – Freud argumentava: “Metas não alcançadas geram ansiedades e frustrações que levam as enfermidades”.

04 – Mas, em oposição ostensivamente contrária, o também psiquiatra vienense, Viktor Frankl, sendo um forte pensador positivista, firmou posição na necessidade de fixação de metas, quando disse peremptoriamente: “A falta de metas destrói todo o significado da vida”.

05 – Pode-se, pois, analisar Freud nestes termos: ele se preocupava com o temor do fracasso. E, na verdade, um grande desafio para o ser humano é pensar sempre possibilidades, mesmo em circunstâncias adversas e eliminar o temor, o medo que é apontado como um dos grandes gigantes da alma, um poder paralisante.

06 – A Bíblia, o Manual do Fabricante (Deus), contribui, através de lindos versículos ou textos, com exemplos de coragem, fé, garra e determinação.

07 – Tem-se apontado que a expressão “NÃO TEMAS” aparece 365 vezes, uma expressão de ânimo para cada dia. “Não temas”; “Sê forte e corajoso”; “Não te espantes”; “Não se turbe o vosso coração” e muitas outras afirmações de encorajamento.

08 – A mente humana está programada para vencer, triunfar. Pensar em fracasso ofusca o brilho de prosseguir para o alvo, andando e avançando sempre.

09 – Alguém disse: “Observe a tartaruga – só progride quando põe a cabeça para fora”.

10 – Ps.: {lקָדִימָה – KADIMA (heb): “adelante”, adiante, avante, em frente!
Êxodo 18:14; Jó 22:28; Filipenses 3:14; Provérbios 23:7.
————
(*) O autor é membro da Academia de Letras da Grande S.Paulo.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo