EditorialHome

Os conflitos mundiais e suas soluções

 

Algo não está certo até que se prove o contrário. A frase pode parecer meio contraditória ou soar esquisito aos ouvidos, porém, é muito falada por aí, em casos bastante complexos, onde a resposta, ou mesmo a linha de pensamento, não está bem defi nida. E isso pode ser dito em duas guerras que acontecem no mundo, a da Ucrânia e de a Gaza. Enquanto a primeira é uma novidade, a segunda vem de longa data, mas com a solução conhecida por muitos, só que não bem quista por um dos envolvidos.
Em dois anos de conflitos, Rússia e Ucrânia ainda não definiram ao certo o que pretendem fazer. Entre ataques e calmarias, o mar ainda continua Negro para quem vive nos dois países, especialmente na fronteira entre eles. Fazendo um trocadilho com o próprio quinhão de água que fi ca na península da Crimeia, alvo de disputa na década passada entre as duas nações, a maré não está para peixe entre Putim e Zelensky.
Por mais que ninguém sabe ao certo o que se passa na caebça do líder russo, convém-se de que usa escalada em Donetsk vai além da tomada de um estado ucraniano majoritariamente ocupado por russos. A linha de não perder um dos poucos territórios da antiga URSS para a Otan vai mais em conta neste tabuleiro de WAR.
Aliás, outro trocadilho a ser dito. Se o famoso jogo é “guerra” em inglês, o que dizer sobre o emblemático e quase interminável conflito entre Israel e Hamas? Esse sim, por mais que muitos venham a dizer, tem uma solução bem prática: o reconhecimento do Estado Palestino.
Desde a criação do estado judeu de Israel, a partir da divisão de Jerusalém, o conflito no barril de pólvora do Oriente Médio se instalou. Árabes não aceitam perder algum pedaço de terra para os rivais e quem poderia intermediar a questão praticamente largou a mãos e fi ca em cima do muro.
Ou seja, ninguém sabe quem tem razão nos conflitos, mas todos pregam por uma solução imediata para os casos, pois, ao que tudo indica, contuarão por longos anos na estrada, deixando vários civis e militares sem vida, sem deixar um campeão, já que o primeiro lugar, neste caso, não convém dizer quem será, porque nada está completamente certo. 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo