AtualidadesEducaçãoescolaHomeSão Caetano do Sul

Prefeito Auricchio recepciona escolas certificadas pela Unesco

Nesta quinta-feira (19/10), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, recebeu uma visita muito especial no Palácio da Cerâmica,

Nesta quinta-feira (19/10), o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, recebeu uma visita muito especial no Palácio da Cerâmica, sede do Executivo: diretores das escolas municipais recentemente certificadas pelo PEA (Programa Escolas Associadas), da Unesco.

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

É uma alegria muito grande recebê-los aqui. A escola é o principal vetor de mudanças de uma sociedade e vocês são protagonistas dessa história. Vendo o trabalho que vocês realizam, temos a certeza de que estamos no caminho de desenvolvimento de nossa cidade”, declarou o prefeito aos gestores das escolas.

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

 

 

“Nossos gestores trabalharam diariamente por uma Educação de qualidade. A certificação da Unesco é apenas mais um resultado desse trabalho”, destacou a secretária de Educação, Minéa Fratelli.

Os educadores receberam as placas de certificação do programa e conversaram com o prefeito sobre o processo de candidatura e certificação do PEA, a partir de projetos pedagógicos apresentados à Unesco, agência da ONU (Organização das Nações Unidas) especializada em Educação, Ciência e Cultura.

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

 

Mais dezoito unidades da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul receberam a placa de Escola Associada Unesco. Para ingressar no PEA, as escolas tiveram que elaborar projetos pedagógicos alinhados aos preceitos e valores da ONU, como direitos fundamentais, igualdade de gênero, progresso social, respeito pela diversidade, solidariedade, liberdade, justiça e democracia, expressos nos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Esses projetos foram submetidos à avaliação da Unesco que, então, selecionou os mais significativos e certificou as escolas. Elas passam a fazer parte da rede que conta com cerca de 12 mil instituições de ensino espalhadas por 182 países.

No encontro com o prefeito, duas escolas foram selecionadas para contar um pouco sobre a candidatura, processo de certificação e projetos: a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Bartolomeu Bueno da Silva e a EMI (Escola Municipal Integrada) Maria Simonetti Thomé.

Falando em nome da EMI Maria Simonetti Thomé, a diretora Michelle Deranian deu exemplos do trabalho que é realizado desde 2019 com foco na sustentabilidade, diversidade e inclusão. “Em 2019, iniciamos um trabalho com Cultura Indígena Brasileira; em 2020 abordamos cultura de paz, descarte consciente de resíduos e plantio sustentável. Em 2021, buscamos conexões com a natureza e, em 2022, reforçamos nosso compromisso com a diversidade. Estamos comprometidos em melhorar padrões de qualidade. A certificação é só o começo.”

Representando a EMEF Bartolomeu Bueno da Silva, a diretora Valéria Ugolini explicou que os temas para o PEA/Unesco são inseridos no planejamento pedagógico da escola, integrando os conteúdos e os ODSs. “Para conquistarmos a certificação da Unesco, só precisamos mostrar aquilo que a gente já faz. Trabalhamos vários ODSs em oficinas no contraturno e em projetos permanentes.”

PIONEIRA
A rede municipal de São Caetano do Sul já contava com uma de suas escolas no PEA-Unesco: a EME (Escola Municipal de Ensino) Professora Alcina Dantas Feijão, que ingressou no ano de 2003.

Agora, ingressaram mais nove escolas de Ensino Fundamental e, pela primeira vez, nove escolas de Educação Infantil.

Escolas certificadas

EME Prof.ª Alcina Dantas Feijão

EMEF 28 de julho
EMEF Anacleto Campanella
EMEF Ângelo Raphael Pellegrino
EMEF Bartolomeu Bueno da Silva
EMEF Elvira Paolilo Braido
EMEF Laura Lopes
EMEF Arquiteto Oscar Niemeyer
EMEF Prof. Décio Machado Gaia
EMEF Prof. Olyntho Voltarelli Filho

EMEI Antônio de Oliveira
EMEI Fernando Pessoa
EMEI Fernando Piva
EMEI Francisco Falzarano
EMEI Helena Musumeci
EMEI Inês dos Ramos
EMI Claudio Musumeci
Emi Maria Simonetti Thomé
EMI Thereza Coan Fiorotti

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo