CulturaHomeSanto André

Santo André terá programação especial em outubro

Mês contará ações para públicos de todas as idades com agendas de Cultura, Lazer, Saúde, Habitação e muito mais

 

O mês de outubro será repleto de atrações nas mais diversas áreas e para todas as idades em Santo André. A prefeitura andreense lançou nesta sexta-feira (29) a programação do Outubro Especial, com atividades de Cultura, Lazer, Saúde, Habitação e outras secretarias. A relação completa está no site Santo André em Movimento, disponível no link web.santoandre.sp.gov.br/portal/agenda.

Teremos um mês de outubro muito especial, com várias atividades, atrações, entregas de obras e programas. São eventos gratuitos e a grande maioria com entrada solidária, visando ajudar quem mais precisa”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Já que outubro é o mês das crianças, não poderiam faltar ações e atividades para os pequenos, dentro do Mês das Crianças Solidário Santo André 2023, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade. Serão oito datas nas quais estarão montadas estruturas destinadas à criançada, com música, brincadeiras, jogos, recreadores, artistas circenses, personagens infantis, brinquedos infláveis, cama elástica, pipoca, algodão doce, maquiagem e muito mais.

As atividades para as crianças serão realizadas nos dias 1º, 8 e 15 no Paço Municipal; dia 1º no Parque do Pedroso; dia 7 no Parque Central (data em que também ocorrerá o espetáculo Sonhando com o Mickey, diretamente da Disney); dia 12 no Parque Regional da Criança; dia 13 no Parque Guaraciaba; e no dia 14 no Parque Celso Daniel. Em todas as datas, as atividades serão realizadas das 10h às 17h.

Para todas estas agendas, sugere-se a entrada solidária, ou seja, a doação de 1 kg de alimento não perecível ou item de higiene ou de limpeza. As doações serão revertidas ao Fundo Social de Solidariedade, que tem parceria com 122 entidades assistenciais e beneficiam aproximadamente 50 mil pessoas em Santo André.

No âmbito cultural voltado ainda para o público infantil, serão oito espetáculos de teatro e musicais, além de 15 atividades diversas e oficinas espalhadas por equipamentos da cidade como Cine Theatro Carlos Gomes e Teatro Conchita de Moraes, Emia Aron Feldman, CEU Marek e o espaço Casa (Centro Artístico de Santo André).

Apesar de a programação ser relativa ao mês de outubro, uma das ações terá início ainda neste sábado, 30 de setembro: a campanha de multivacinação, batizada de ‘Santo André diz sim pra vacina’. A Secretaria de Saúde abrirá as portas das sete unidades de saúde das 8h às 16h para que crianças e adolescentes menores de 15 anos regularizem suas cadernetas de vacinação e ainda promoverá um Dia D em 7 de outubro, em toda a rede.

“É uma grande campanha para melhorar nossos índices de vacinação, que estão próximos de 80%, e chegar o mais próximo possível de 100%. Vamos as unidades aos sábados, em grande mobilização para que a população seja imunizada”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Nos terminais de ônibus da Vila Luzita e do Centro, de segunda a sexta-feira, e também nos eventos do Mês da Criança Solidário, haverá ainda vacinação contra Covid e Influenza a partir dos 6 meses de vida.

Em alusão ao Outubro Rosa e Outubro Verde, serão promovidas ações de conscientização em toda a rede para o combate ao sífilis e à sífilis congênita e também ao câncer de mama e câncer do colo de útero. Serão feitos mutirões para zerar a fila de espera, com a realização de 4 mil exames de mamografia e 3 mil de ultrassom (mama e transvaginal), reduzindo em 40 dias o tempo de espera de novos agendamentos.

Estão previstas ainda palestras, exames papanicolau, ações (como uma tenda montada no Calçadão da Oliveira Lima no dia 17 com orientações e material informativo), caminhada de conscientização do Câncer de Mama, às 11h do dia 8, Dia D (Green and Pink Day, em 24 de outubro) no Hospital da Mulher, e a entrega do primeiro kit do Projeto Dignidade Menstrual (contendo om absorventes e artigos de higiene íntima) – em parceria com o Núcleo de Inovação Social.

Também estão previstas ações voltadas para os servidores públicos (Pet Day, almoço especial, homenagem e muito mais), já que outubro também é o mês do servidor – o Dia Nacional do Funcionário Público é comemorado no dia 28.

Pioneiro – A programação contará ainda com um evento inédito, o Pop Rua Jud, entre os dias 17 e 19 de outubro, das 10h às 16h, na Praça do Carmo. Voltado à população em situação de rua, realizará mutirão no qual oferece serviços públicos e exercício de direitos básicos de cidadania, como assistência social, saúde e justiça.

Diversos órgãos municipais, estaduais e federais estarão presentes e estão previstas ofertas de cursos e empregos, serviços de saúde e higiene, emissão de documentos, consultas e regularização de processos (trabalhistas, criminais e previdenciários), liberação de FGTS, PIS/PASEP, seguro-desemprego, doação de agasalhos e muito mais.

Habitação – Santo André vai realizar no dia 14 de outubro, das 10h às 16h, no Ginásio Laís Elena – dentro do Complexo Pedro Dell’Antonia – o 1º Feirão da Habitação Social, em parceria com o Governo do Estado, no qual serão ofertadas cerca de 1,1 mil unidades de interesse social produzidas por construtoras privadas da cidade. A pré-inscrição pode ser efetuada pelo site santoandre.sp.sihab.com.br.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo