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Escola Bem Cuidada já repassou R$ 27 milhões para 61 escolas de Diadema

Recursos foram usados em revitalizações e reparos, aquisição de equipamentos e passeios pedagógicos

Em Diadema, as escolas públicas municipais são cada vez mais espaços de qualidade para a promoção educacional das crianças. Prova disso é o programa Escola Bem Cuidada, que repassou, desde o início da gestão do prefeito José de Filippi Jr., R$ 27 milhões para revitalização de 61 unidades escolares em todas as regiões da cidade.

De acordo com o coordenador de Gestão Escolar da Secretaria de Educação, Felipe Lucchini, a forma como os recursos do Escola Bem Cuidada são gastos, com o aval da comunidade escolar, tem contribuído para as melhorias nos espaços educacionais. “O valor recebido por cada unidade possibilita aos diretores, em conjunto com a comunidade, gerenciar os recursos para atender de forma ágil as necessidades de manutenção, reformas de pequena e média complexidade, compra de materiais e equipamentos”, esclarece.

O valor que cada escola recebe é calculado a partir do número de estudantes da unidade, com um valor per capita de R$100, o que garante às crianças da rede pública municipal acesso equânime aos recursos.

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Sagrado Coração de Jesus, no Jd. Alba, é exemplo de bom uso das verbas do programa. Desde 2021, a unidade já recebeu cerca de R$ 511 mil, que foram usados para diversas melhorias: instalação de telhado na quadra, pintura, troca do piso da cozinha e da sala de estoque, compra de fogão, instalação de gradis de segurança, melhorias nos banheiros (como o restauro dos boxes e pias e colagem de papel de parede azulejado) e instalação de bebedouro no pátio, entre diversas outras melhorias.

A diretora da unidade escolar, Patrícia Ferreira Machado, explica que a escolha de onde aplicar o dinheiro do programa foi feito de forma democrática, envolvendo a comunidade. “As possíveis prioridades sobre o que fazer na escola são levadas até o conselho escolar, que tem a participação dos funcionários, da comunidade, dos pais. Também levamos essas prioridades para o grêmio Curumim (constituído pelos alunos da unidade).”

Segundo a diretora, em 2023, tanto os pais quanto as crianças apontaram que deveriam ser feitas as intervenções nos banheiros e na cobertura da quadra. “Em junho iniciaram as obras e no finalzinho desse mês fiz a segunda reunião de conselho, já para demonstrar o que havia sido feito até o momento”, relata. “Quando os estudantes voltaram do recesso escolar, em julho, o banheiro já estava pronto.”

 
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Fotos: Mauro Pedroso
Espaços de qualidade

Professora do segundo ano da Emeb Sagrado Coração de Jesus, Jéssica Tavares Luz afirma que a reação das crianças ao ver o banheiro revitalizado foi de espanto. “Era um sentimento de encantamento e pertencimento. É a partir desse engajamento deles que a gente desenvolve, inclusive, o trabalho pedagógico para que compreendam que é preciso ter zelo, cuidado”, explica.

Ainda segundo a docente, os estudantes também ficaram maravilhados com as intervenções que foram realizadas na quadra. “Parecia que estavam chegando em uma escola nova. Os professores, tendo um espaço de qualidade, conseguem propiciar experiências diferentes aos alunos, com uma aprendizagem mais significativa, que faça sentido para eles e seja prazerosa”, completa.

Júlia Carvalho Dourado, 8 anos de idade, que está no 3º ano na escola, concorda com a professora. A estudante, que faz parte do Grêmio Curumim, considerou importante poder participar da decisão sobre onde o dinheiro do programa deveria ser investido. “Achei interessante ajudar a mudar a escola para as crianças poderem estudar mais. As crianças têm que ajudar os adultos a melhorar a escola”, afirma.

 
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Fotos: Mauro Pedroso
Passeios pedagógicos

Desde 2022, ainda como parte do programa, as unidades escolares passaram a receber recursos específicos para a realização de atividades extra escolares, com o valor sendo usado para a aquisição de ingressos para passeios educativos e para o transporte.

A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, afirma que o Escola Bem Cuidada, além de contribuir para criar ambientes pedagógicos que propiciem boas experiências aos estudantes, promove a atividade econômica no entorno de onde as escolas estão localizadas. “A orientação é para que os diretores contratem os serviços e mão-de-obra locais para realizar as intervenções e obras, o que acaba contribuindo para geração de renda na comunidade. É um programa muito bem desenhado”, esclarece.

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