AtualidadesHomeSão Bernardo do Campo

Ciesp apresenta relatório sobre a balança Comercial em São Bernardo

As exportações da regional de São Bernardo do Campo no período compreendido entre Jan/Maio de 2023

As exportações da regional de São Bernardo do Campo no período compreendido entre Jan/Maio de 2023 totalizaram US$ 1,64 bilhão, um aumento de 30% na comparação interanual.

Já as importações somaram US$ 1,27 bilhão, o que significa um crescimento de 8,9% frente ao mesmo período do ano passado.

Os principais produtos exportados foram veículos automóveis, tratores (61,9%), máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (15%) e cobre e suas obras (6,1%). Por outro lado, as importações da regional foram principalmente de veículos automóveis, tratores (29,9%), máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (25,7%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,6%).

No período analisado, os principais destinos das exportações de São Bernardo do Campo foram Argentina (29,7%), México (17%) e Alemanha (8,7%). Por sua vez, as compras da regional tiveram como principais origens Alemanha (25,1%), China (10,5%) e Suécia (10,2%).

“O aumento das exportações na regional de São Bernardo do Campo é um indicador positivo, refletindo a capacidade competitiva da indústria local. No entanto, para aproveitar plenamente esse impulso, é essencial adotar uma política industrial mais agressiva, fortalecendo a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, para que possamos impulsionar ainda mais as exportações, reduzindo a dependência de insumos importados e aumentando o saldo positivo da balança comercial. Essa abordagem estratégica permitiria consolidar a posição de São Bernardo do Campo como um polo industrial de destaque, com impactos positivos na economia local e nacional.”, avaliou  Mauro Miaguti, Diretor Titular do CIESP SBC.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo