EstudantesHomeLazerSão Bernardo do Campo

Prefeitura de São Bernardo institui Semana do Brincar no calendário escolar da rede municipal

Legislação referenda a importância da realização de atividades lúdicas com a comunidade escolar, reconhecendo o ato de brincar como direito das crianças

Bambolê, corda, bola, amarelinha, boliche, queimada, adoleta. Essas são algumas das brincadeiras que integram as ações desempenhadas pela comunidade escolar da rede municipal de São Bernardo durante a Semana do Brincar deste ano, realizada entre segunda-feira (22/5) e sexta-feira (26/5). O projeto, instituído por lei no calendário escolar anual, tem por objetivo a realização de atividades lúdicas e gratuitas não somente nas unidades escolares, como em diferentes espaços da cidade, reconhecendo e valorizando o ato de brincar como direito de toda criança.

230522 Dia de Brincar EMEB 78 foto Omar Matsumoto PMSBC

“A gente gosta de estudar, mas brincar também é muito legal. Hoje aprendemos uma brincadeira nova”, comenta a aluna do 5º ano da EMEB Professora Maria Therezinha Besana, no Baeta Neves, Ashiley Mayara Santos, 10 anos, sobre a brincadeira musical Yapo, feita com percussão corporal. Já o estudante do 4º ano, João Miguel Silva Senna, 9 anos, acredita que brincar colabora para o desenvolvimento mental. “Tem brincadeiras que obrigam a gente a pensar e agir rápido, como, por exemplo, o Alerta”, observa sobre a brincadeira, uma espécie de Queimada.

230522 Dia de Brincar EMEB 78 foto Omar Matsumoto PMSBC

Em São Bernardo, a Semana Municipal do Brincar é realizada anualmente na semana que compreende o Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, conforme a Lei Municipal nº 7.211, de 18 de maio de 2023. A proposta é que durante estes cinco dias, as unidades escolares desenvolvam atividades centradas em brincadeiras, jogos, ginástica e movimentos expressivos, as artes visuais, música, dança, teatro, cursos, palestras, oficinas, seminários e outras ações, com vistas à sensibilização e ao engajamento da comunidade.

“Além de cumprir o artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, que considera o brincar como um direito de toda criança, a Semana Municipal do Brincar reconhece a ludicidade como componente da cultura e da infância, estimula o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade, estimula o encontro intercultural em torno das brincadeiras e, também, o fortalecimento de vínculos entre familiares e crianças, proporcionando o diálogo e a participação da criança no núcleo da família”, destaca a secretária de Educação de São Bernardo, Silvia Donnini.

SCRATCH DAY – Para coroar a Semana do Brincar, a rede municipal de São Bernardo realiza, no próximo sábado (27/5), o VI Scratch Day. O evento, realizado no Cenforpe (Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto), das 9h às 13h, tem por objetivo disseminar a linguagem de programação scratch e divulgar os trabalhos de aprendizagem criativa.

O tema deste ano será “Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar”, inspirado no poema “As cem linguagens da criança”, de Loris Malaguzzi, criador da abordagem educacional das escolas de Reggio Emilia, na Itália. Além da apresentação de projetos, serão promovidas outras atividades interativas, mão na massa e com a realização de oficinas.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo