HomeTurismoVariedades

Feira Mostrô do brechó e a sustentabilidade

Jornalista Sérgio Moreira

 

Espaço externo Museu Mineiro

Tendo o brechó e a sustentabilidade do consumo como temas centrais, a 20ª edição da Feira Mostrô reúne 110 expositores mineiros de diversos segmentos artísticos e culturais e leva para o Museu Mineiro produtos e serviços de artesãos, microempreendedores individuais e pequenos comerciantes de Minas Gerais. A extensa programação ainda vai contar com show da Orquestra Mineira de Brega, discotecagem com vinil, feira de adoção de cães, espaço massagem e kids. O evento é gratuito e acontece nos dias 22 e 23 de abril, das 10h às 17h.

Com a proposta de impulsionar ainda mais a economia criativa de Minas Gerais e incentivar o consumo sustentável, a Mostrô deste mês recebe sete comerciantes do segmento brechó e antiquários e busca evidenciar ao público a importância dessas lojas na troca de bens culturais. “Quando compramos uma peça em um brechó estamos dando continuidade às roupas que poderiam parar no lixo. Isso evita que o meio ambiente seja exposto a mais materiais difíceis de se decompor. Além disso, menos roupas serão produzidas nas fábricas têxteis, isso faz com que menos substâncias tóxicas sejam despejadas no meio ambiente. Ao final, você auxilia de duas formas a proteger o planeta Terra”, explica Bosco Ladeira, coordenador geral da Feira Mostrô.

A programação receberá a loja de discos “Usados com arte”, localizada nas sobrelojas 23 e 33, do emblemático edifício Malleta. O espaço é gerido por Alexandre Veloso Pereira, que mantém viva a cultura do vinil na capital mineira. “Aproximo as pessoas para cultura do vinil por meio da experiência sonora e faço isso priorizando o consumo sustentável. Nós vamos levar para a Mostrô, durante os dois dias de evento, um mercado bem eclético.  O público da Mostrô vai poder se deparar com algumas raridades para namorar”, conta Pereira.

 

divulgação

 

A Orquestra Mineira de Brega é uma das atrações da Mostrô. A banda marca se apresenta no sábado, às 15h. O show é uma viagem de Las Vegas a Belém do Pará, passando pelo Cassino do Chacrinha e Domingo Legal. No repertório, hinos de karaokês se entrelaçam com trilhas de novelas que brilhavam no Good Times, da BH FM. O público pode esperar clássicos de Sidney Magal, músicas de Gaby Amarantos, Só pra Contrariar, Rouge, Rosana, Odair José, Wando e Reginaldo Rossi.

No sábado (22/04), a programação ainda vai contar com uma feira de adoção, realizado pelo Grupo de Proteção Ambiental. O público do evento também vai poder relaxar com massagens a preços populares, oferecido pelo “Espaço Quick Massagem – Zen Shiatsu: Janaina Ferreira”. O espaço kids “Brincar Festas”, da professora Alana Miranda Cunha Carneiro, também estará presente para entreter as crianças.

Os 150 anos do mineiro Santos Dumont, pioneiro da aviação no mundo, também será celebrado no evento. A Mostrô vai receber a artista Sheila Naves, conterrânea de Dumont. Naves lança na Feira a marca “Petit Dumont”, que conta com quase 70 produtos e reúne, dentre outros, os segmentos, de vestuário, souvenir e itens de decoração. O objetivo é trabalhar a imagem do criador do avião através de um olhar mais contemporâneo. O trabalho é artesanalmente desenvolvido por várias mulheres do município de Santos Dumont.

 

divulgação

 

 A Mostrô BH foi idealizada como um espaço de valorização de artistas e produtores locais, fazedores de arte e entusiastas em trabalhar com aquilo que amam fazer. O princípio norteador é o impulso à cultura mineira, agregando vários segmentos, como literatura, gastronomia, vestuário, artesanato, design, jardinagem, dentre outros.  A Mostrô BH iniciou as atividades em agosto de 2021 e já contou com mais de 1.500 expositores, 60 apresentações artísticas culturais, 30 oficinas, e muitas outras atrações. A Mostrô BH tem como princípio norteador valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores e trabalhadoras da cultura no estado. O projeto tem o apoio institucional do Museu Mineiro, do Arquivo Público Mineiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

 

MUSEU MINEIRO

divulgação

 

O Museu Mineiro está localizado no corredor de acesso à Praça da Liberdade, em um belo casarão do final do século XIX que faz parte do conjunto arquitetônico original da cidade de Belo Horizonte. Foi residência oficial e posteriormente sede do Senado Mineiro. O Museu possui um riquíssimo acervo que reúne imagens sacras, equipamentos litúrgicos, mobiliário, moedas, armas e achados arqueológicos. São mais de 3.500 peças, incluindo o acervo da Pinacoteca do Estado. Sua coleção de arte sacra é memorável, com peças do barroco mineiro, e em sua pinacoteca destacam-se obras do mestre Ataíde e de importantes artistas mineiros como Celso Renato, Inimá de Paula, Amílcar de Castro, Márcio Sampaio, Carlos Bracher e Aníbal Mattos, além de renomados artistas brasileiros como Volpi e Di Cavalcanti.

CIRCUITO LIBERDADE – O Circuito Liberdade é o maior complexo de cultura, turismo e economia criativa da América Latina. Criado em 2010, após a inauguração da Cidade Administrativa e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a região Norte de Belo Horizonte, o Circuito reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. As atividades dos equipamentos parceiros ao complexo cultural, buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas. Atualmente, o Circuito Liberdade conta com 32 equipamentos culturais atuando em rede, na cidade de Belo Horizonte.

Turismo movimenta com o feriado de Tiradentes

 

divulgação

 

O feriado da próxima sexta-feira, dia 21, deve impulsionar a demanda e influenciar a movimentação de passageiros e aeronaves no BH Airport. A expectativa é de que cerca de 150 mil pessoas passem pelo aeroporto, com previsão de 1.165 operações de aeronaves, no período de 20 a 24 de abril de 2023. No pico da movimentação, estimado para quinta-feira, dia 20, 33.369 passageiros devem circular pelo terminal. Já entre pousos e decolagens, estão previstas 279 operações de aeronaves.

Para atender o aumento da demanda durante o período que compreende o feriado de Tiradentes, sobretudo para as cidades litorâneas, as companhias aéreas programaram 33 voos extras, de quinta-feira (20) a segunda-feira (24). A Azul Linhas Aéreas planejou 15 operações a mais para Cuiabá (MT), São Paulo – Guarulhos (SP), Jericoacara (CE), Natal (RN), Porto Seguro (BA) e São Paulo – Viracopos (SP). A Gol ampliou a oferta com 18 voos extras para Carajás – Parauapebas (PA), Maceió (AL), Natal (RN) e Porto Seguro (BA).

“O feriado de 21 de abril vem somar ao da Semana Santa, que também caiu em uma sexta-feira, contribuindo para o aumento da movimentação de passageiros em abril”, avalia o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos. O feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, cai em uma segunda-feira e também deverá influenciar na movimentação do último final de semana. A expectativa é de que mais de 850 mil pessoas passem pelo aeroporto neste mês. “Estamos focados em fortalecer nosso hub de conectividade doméstica, priorizando a eficiência operacional e a qualidade na prestação de serviços para os passageiros”, acrescenta.

Destinos atendidos em abril -O voo para Ribeirão Preto, com uma partida no dia 30, é uma novidade em relação ao mês de março. Entre os destinos internacionais, as operações para Fort Lauderdale (Estados Unidos) e Curaçao (Caribe) estão programadas para iniciar em junho. A rota inédita para Bogotá, na Colômbia, está em pleno funcionamento, com cinco frequências semanais, compondo a malha aérea internacional que disponibiliza os voos para Lisboa (Portugal) e Cidade do Panamá (Panamá). O voo inaugural para Orlando será em setembro deste ano.

Entre voos regulares e extras, o BH Airport estará conectado aos seguintes destinos domésticos em abril:

Barreiras (BA), Belém (PA), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guanambi (BA), Ilha de Comandatuba (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Ipatinga (MG), Jericoacara (CE), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Lençóis (BA), Maceió (AL), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Natal (RN), Palmas (TO), Paracatu (MG), Parauapebas (PA), Parnaíba (PI), Patos de Minas (MG), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo – Congonhas (SP), São Paulo – Guarulhos (SP), Teófilo Otoni (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Varginha (MG), Vitória (ES), Vitória da Conquista (BA).

Mês do Descobrimento: programe-se para conhecer Barra do Cahy, em Prado, a primeira praia do Brasil

divulgação

 

De beleza natural deslumbrante e de grande valor histórico, Barra do Cahy, localizada em Prado, no extremo sul da Bahia, recebeu, em 2017, o título de 1ª Praia do Brasil. Segundo pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, se trata mesmo da Barra do Cahy. Foi na foz do Rio Cahy, que a tripulação de Pedro Álvares Cabral fez a primeira parada estratégica por 40 horas antes de ancorarem em Porto Seguro.

Monte Pascoal e as baleias, atrações na região

 

divulgação

 

A Praia da Barra do Cahy está há 47 km ao norte da cidade do Prado, há 15 km de Cumuruxatiba. Para a Secretária de Turismo de Prado, Iracema Ribeiro, a Barra do Cahy é o marco inicial da história brasileira. “Além do valor histórico, Barra do Cahy possui também um valor geográfico e cultural de grande importância. “Em nenhuma outra cidade, nem em Porto Seguro, se avista o Monte Pascoal como aqui. O berço da nação brasileira começou em Barra do Cahy, assim como o descobrimento do Brasil”, destaca o Prefeito de Prado, Gilvan da Silva Santos. O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, mais precisamente no Monte Pascoal na cidade de Prado, no estado da Bahia. “Durante todo o século XV foram realizadas grandes navegações, como a expedição de Cristóvão Colombo à América Central e a chegada dos portugueses aqui no Brasil”, finaliza Gilvan.

No século XV acreditava-se que a Terra era plana e que em suas extremidades havia monstros. Colombo não acreditava nisso, e planejava encontrar uma rota para as Índias, acidentalmente encontrou, o que chamamos hoje de América Central. Após a expedição de Colombo financiada pela Espanha, Portugal organizou uma nova expedição com a expectativa de encontrar terra a oeste e uma nova rota para as Índias. Portugal estava desfrutando o auge do comércio de especiarias da Índia (pimenta-do-reino, noz-moscada, perfumes e incenso), mercadorias valiosíssimas por serem raras no mercado europeu. A procura pela nova rota era justamente para garantir o acesso a essas mercadorias. O nome escolhido para liderar tal expedição foi o de Pedro Álvares Cabral, cavaleiro da Ordem de Cristo, que zarpou de Lisboa em 9 de março de 1500. No dia 22 de abril, do mesmo ano, avistaram o Monte Pascoal e no dia seguinte desembarcaram na praia da Barra do Cahy.

Prado-Com um movimento calmo e tranquilo durante todo o ano, Prado se torna um refúgio de belezas naturais. A riqueza vegetal preservada na cidade, grandes falésias de areia, vários coqueiros e as tradicionais canoas e jangadas coloridas, utilizadas para a pesca artesanal, são adicionais à paisagem da orla marítima em seus 84 km de extensão. Algumas praias não devem faltar em seu roteiro, como o Balneário de Guaratiba, Cumuruxatiba, Corumbau e as praias mais próximas ao centro, como Paixão e Tororão. Por conta das águas mornas e cristalinas, que variam entre tons de azul e verde, Prado com toda certeza encantará os turistas.

As praias de Prado estão localizadas no litoral baiano em uma região conhecida por Costa das Baleias. Este nome se dá por conta da migração de baleias jubartes entre junho e outubro na região. Os animais descem das águas polares até a costa brasileira para acasalarem nas águas quentes e Prado é um dos melhores pontos de observação do mundo que atrai milhares de turistas ansiosos por esse espetáculo em alto mar todos os anos. Esse verdadeiro show das gigantes do mar pode ser admirado com passeios de barco saindo de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau. Conhecer as belezas que temos em alto mar devem fazer parte do seu roteiro, como o Recife de Guaratiba, onde também é possível praticar mergulho livre e se surpreender com as diversas espécies de peixes e corais da região.

Connection Terroirs Brasil

 

O Connection Terroirs do Brasil é um evento inédito que conectará os pequenos produtores que atuam com produtos com Indicação Geográfica (IG) no Brasil ao turismo. O elo será proporcionado por meio de debates como posicionamento de marca, competitividade, marketing, sustentabilidade e mercado em volta dos artigos terroirs brasileiros.

 

Foto Rafael Cavalli

 

O evento reunirá cerca de 600 pessoas em Gramado de 17 a 21 de maio e com o Sebrae RS na correalização. Por isso, entenda os cinco principais motivos para que você e sua empresa não fiquem de fora desse evento inédito. As inscrições devem ser feitas no site: https://www.connectionexperience.com.br

 

Itaimbezinho, em Cambará do Sul – foto Júlia Saint-Pierre

1 – Palestrantes nacionais e internacionais: Por meio da expertise de profissionais que atuam com produtos com terroir brasileiro e o knowhow de painelistas internacionais da Itália, Peru, Colômbia e Espanha os participantes terão conhecimento sobre cada processo que faz dos produtos com terroir serem únicos.

2 – Networking e rodada de negócios: Possibilidade de gerar relacionamentos e prospectar bons negócios entre cadeias produtivas nos intervalos das palestras e experiências. E a rodada de negócios reunirá compradores e vendedores para uma melhor explanação de seus produtos e possibilidades de negócios

3- Experiências sensoriais: O Connection proporcionará demonstração e degustação dos produtos com terroirs dos biomas do Brasil como queijos, vinhos, azeites, café, chocolate e artesanatos.

4 – Hospedagem em Gramado com tarifas especiais: O participante que vier para o evento tem tarifa especial nos principais empreendimentos hoteleiros do segundo destino mais desejado no Brasil pelos turistas, a cidade de gastronomia farta e elegante e capital do chocolate artesanal, Gramado

5 – Benchmarking: Possibilitará conhecer os segredos por trás dos eventos, das marcas, produtos e negócios de sucesso da Serra Gaúcha com acesso exclusivo aos empreendedores e líderes que fazem parte da trajetória dos destinos. As missões técnicas acontecerão em Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves.

Ação solidária da Aero Service

divulgação

 

A Aero Service, empresa especializada no atendimento de embarque e desembarque que opera em diversos aeroportos do país, participou de uma ação solidária no último dia 8 de abril, em Guarulhos.

Para celebrar a Páscoa, Matheus Aquino e Joseane Azevedo, respectivamente diretor executivo e diretora administrativa da companhia, se uniram a Luiz e Viviane Reale, representantes da Igreja Batista Peniel, e Jean Azevedo, responsável pelo time de várzea Azevedo. Juntos fizeram a arrecadação de chocolates na igreja e durante um jogo beneficente, realizado no dia 01 deste mês, cujo ingresso consistia em uma caixa de bombons.

divulgação

 

No total 230 caixas foram arrecadadas. Os organizadores distribuíram os doces em pacotinhos que foram entregues em duas comunidades, uma no bairro São João e outra no Jardim Presidente Dutra, ambas em Guarulhos. Uma parte também foi para a Igreja Peniel, que fez a redistribuição.

Não é a primeira vez que a empresa se envolve em ações desse tipo. Ano passado também foi feita a distribuição de doces para crianças carentes atendidas por um centro social da região. “Desde mais nova sempre tive vontade de fazer serviço social, e agora unindo a empresa a outras pessoas que gostam de participar fizemos essa ação para poder alcançar o maior número de crianças”, conta Joseane Azevedo.

Mais informações sobre a empresa: (11) 2382-6089, aeroservice.tur.br ou instagram.com/aeroservice.

 

Coluna Minas Turismo Gerais   Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63  informações para a coluna envie para [email protected]

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo