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Estudo avalia comportamento sustentável de discentes do ensino superior

Pesquisa de doutorado da USCS envolveu participantes da Alemanha, do Brasil, da Espanha e dos Estados Unidos

Mensurar comportamento sustentável autorreferido dos discentes das instituições de ensino superior signatárias e não signatárias ao Principles for Responsible Management Education (PRME)  foi o objetivo da tese de doutoramento da pesquisadora Aline Bento Ambrósio Avelar, do PPGA (Programa de Pós-Graduação em Administração) da USCS. Comportamento sustentável autorreferido é entendido como a tendência do aluno se envolver em comportamento a favor ou contra a atitude ambiental, atitude social e atitude econômica. Já a PRME é uma plataforma para elevar o perfil da sustentabilidade em escolas ao redor do mundo, que equipa os estudantes de hoje com a compreensão e a capacidade de promover mudanças amanhã. A PRME dispõe de seis princípios para estimular e apoiar a educação, a investigação, a inovação e o empreendedorismo na área da gestão responsável, com base no tripé: Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Estes princípios visam dar suporte e estimular a gestão responsável, a saber: Propósito, Valores, Método, Pesquisa, Parcerias e Diálogo.

 

 

Segundo Aline Bento Ambrósio Avelar, existe o anseio de que as Instituições de Ensino Superior (IES) formem gestores responsáveis, que disponham de conhecimento e habilidades necessários para colocar a sustentabilidade no centro de suas atividades, a fim de criar valor para o negócio, a sociedade e o meio ambiente ao mesmo tempo. “Com o objetivo de nortear educadores das IES no avanço de soluções para questões complexas e desafiadoras para que futuros tomadores de decisão realizem gestão responsável, em 2007, sob a coordenação do Pacto Global, da ONU (Organização das Nações Unidas) e de instituições acadêmicas, foi lançada uma plataforma global para elevar o perfil de sustentabilidade das IES que se tornarem signatárias ao Principles for Responsible Management Education (PRME)”, explica a pesquisadora.

 

A tese de Aline acrescenta que a Comissão Brundtland, em 1987, definiu que desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. A sustentabilidade contempla três pilares, conhecidos como Triple Bottom Line, a saber: ambiental, econômico e social. “Assim, a sustentabilidade ambiental é entendida como a redução do processamento de material, que por consequência pode mitigar a pressão sobre os sistemas naturais. Enquanto a sustentabilidade econômica se refere a manutenção de capital natural, a sustentabilidade social é entendida como sendo busca homogeneidade social, a fim de reduzir as disparidades desta”, conta a aluna do PPGA-USCS.

 

A pesquisa foi dividida em duas fases. A primeira fase do estudo foi qualitativa, por objetivar explorar o tema para compreendê-lo em sua totalidade, por meio de dois estudos bibliométricos, uma análise documental e de entrevistas foram realizadas com os responsáveis pelo PRME das IES signatárias brasileiras. O objetivo das entrevistas foi de entender como o PRME pode contribuir para elevar o perfil da sustentabilidade em suas IESs signatárias. Já a segunda etapa envolveu a aplicação de questionário a discentes de quatro países (Alemanha, Brasil, Espanha e Estados Unidos), num total de 759 respondentes.

 

 

Entre os achados da pesquisa de Aline, os respondentes, em sua maioria, identificaram, demonstraram ou até mesmo mensuram que a educação é a base para o desenvolvimento sustentável e para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Discorreram, também, sobre como a implementação dos ODSs ocorre em ambientes onde a educação foi utilizada como centro da estratégia para tanto. O estudo ressaltou ainda a necessidade de uma perspectiva transdisciplinar para sustentabilidade, e da construção do conhecimento de forma prática e transformadora, a fim de estimular os discentes a serem tomador de decisões sustentáveis.

 

“Porém, tanto os discentes de IES signatárias, quanto da não signatárias, observa-se que há a necessidade de estimular os educadores e os discentes a se engajarem em pesquisas relacionadas aos ODS, promoção de projetos de extensão que tenham como enfoque os ganhos sustentáveis para a sociedade, bem como atuar junto à comunidade local, regional, nacional e mundial, a fim de alcançar o equilíbrio entre as dimensões da sustentabilidade, principalmente a dimensão social e ambiental”, avalia a pesquisadora.

A tese de doutoramento de Aline Bento Ambrósio Avelar teve orientação do Prof. Dr. Milton Carlos Farina, da USCS . Para o orientador, “a pesquisa se destaca porque trata do comportamento sustentável que pode ser aplicado e avaliado com base na escala resultante do trabalho de pesquisa realizado pela Aline Bento e pelo fato da pesquisa ter sido realizada em nível internacional. Esse fato é de importância para as instituições tanto signatárias quanto não signatárias para avaliarem se suas ações de sustentabilidade junto aos alunos estão sendo efetivas ou se necessitam de acertos e correções”, explica Farina.

 

 

O acesso à íntegra da tese de doutorado de Aline Bento Ambrósio Avelar pode ser feito no link: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/arquivo/631.

Artigos publicados pela aluna Aline com coautoria de professores da USCS em periódicos internacionais:

Avelar, A. B. A., da Silva-Oliveira, K. D., & da Silva Pereira, R. (2019). Education for advancing the implementation of the Sustainable Development Goals: A systematic approach. The International Journal of Management Education17(3), 100322.

Avelar, A.B.A; Farina, M.C. (2020). Value co-creation contribution to cultural and regional plurality for the unprme implementation”, International Journal

of Development Research, 10, (11), 42172-42180.

Avelar, A. B. A., da Silva-Oliveira, K. D., Farina, M. C., & da Silva Pereira, R. (2021). Contribution of PRME in education, research, and outreach in Brazilian higher education institutions. International Journal of Sustainability in Higher Education.

Avelar, A. B. A., Farina, M. C., & da Silva Pereira, R. (2022). Principles for responsible management education-PRME: Collaboration among researchers. The International Journal of Management Education20(2), 100642.

Avelar, A.B.A. and Farina, M.C. (2022), “The relationship between the incorporation of sustainability in higher education and the student’s behavior: self-reported sustainable behavior scale”, International Journal of Sustainability in Higher Education, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/IJSHE-07-2021-0260

Sobre o PPGA/USCS

O Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA da USCS é composto por: Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Administração. Contempla três linhas de pesquisa: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade; Gestão Organizacional e Redes Organizacionais e Inovação. Mais informações sobre o programa, acesse: https://uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/ppga/mestrado-em-administracao

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