AtualidadesCursosDiademaEconomiaGeralHome

Diadema forma primeira turma de Economia Solidária

No última segunda-feira (15),

Casa da Economia Solidária, foi realizada a formatura dos 30 primeiros alunos do curso de Introdução à Economia Solidaria, organizado pelo Departamento de Economia Solidária e Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), que teve como objetivo apresentar um novo modelo de geração de trabalho e renda a pequenos empreendedores da cidade ou pessoas interessadas em empreender.

Vice-prefeita Patty Ferreira: “Essa é a primeira turma sendo formada aqui. Mas será a primeira de muitas.”

O curso foi uma etapa inicial de formação, com temas como noções básicas sobre economia solidária, articulação e formação de grupos, gestão de empreendimentos com base nos princípios da economia solidária, bem como articular experiências em processo de organização vindos de um processo histórico de exclusão social, buscando o entendimento da importância que esses grupos saiam do isolamento e se articulem também na formação de redes,” explicou a Professora Gil, responsável pelo curso. “A única área responsável pela transformação da sociedade é a Educação. É o que ninguém tira da gente. O nosso trabalho é, gradualmente, permitir que todos aqui caminhem com as próprias pernas e possam tocar seus negócios de forma independente.”

Professora Gil: “A única área responsável pela transformação da sociedade é a Educação. É o que ninguém tira da gente.”

Para Marcelo Lucas, diretor do Departamento de Economia Solidária da SEDET, esse é um trabalho que não é fácil. “Economia Solidária não é apenas um jeito de gerar renda para si. Pressupõe uma outra cultura, uma outra sociedade, uma outra forma de se relacionar, que traz os princípios da colaboração, do trabalho coletivo, da sustentabilidade, dentre vários outros. E o que queremos é isso, criar essa nova cultura na cidade. É todo um processo. Estamos com um edital aberto de incubação de novos empreendimentos solidários justamente para fomentar essa nova cultura, mas, acima de tudo, ajudar esses trabalhadores em suas formas de organização e gerar mais oportunidades de trabalho e renda para a nossa cidade. A saída para uma cidade melhor passa pelo coletivo. Parabéns a vocês, que perceberam isso.”

Marcelo Lucas, diretor de Economia Solidária: “A saída para uma cidade melhor passa pelo coletivo.”

Patty Ferreira, vice-prefeita e secretária municipal que lidera a SEDET, se dirigiu aos alunos formados colocando toda a equipe da SEDET à disposição dos novos empreendimentos que surgiriam a partir dali: “O sucesso da vida de vocês está na mão de vocês. O nosso papel enquanto secretaria é ajudar para que o caminho fique um pouco mais fácil. A gente quer ser a ponte. Ajudar com formação, com acesso a crédito do Banco do Povo, com formalização, informação, mostrar o que se deve fazer e colocar vocês no rumo certo. E isso é só o começo. Temos o Coopera Diadema, para quem trabalha de forma coletiva; o Emprega Diadema, para quem precisa de um emprego ou para vocês mesmos que precisarem contratar pessoas para o negócio de vocês; teremos muito em breve a Moeda Social, que vai circular só dentro de Diadema e fortalecer os nossos negócios aqui da cidade. Tudo isso vai gerar mais oportunidades aqui, vai estimular o negócio de vocês e vai gerar mais renda para Diadema. Nosso lema é ‘Ninguém Faz Nada Sozinho’ e é sobre isso. Essa é a primeira turma sendo formada aqui. Mas será a primeira de muitas.”

O curso teve carga horária de 16 horas distribuídas em 4 aulas. Novas turmas já estão sendo programadas.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo