AtualidadesGeralHomeSanto André

Ipem-SP verifica aparelhos de medir pressão arterial utilizados pelo Hospital Rede D’Or em Santo André 

realizou na segunda-feira, 21 de fevereiro, a verificação periódica de 41 esfigmomanômetros hospitalares, aparelhos popularmente conhecidos como medidores de pressão arterial, da Rede D'Or São Luiz, unidade em Santo André, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, localizada a 22 km da capital.

 

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou na segunda-feira, 21 de fevereiro, a verificação periódica de 41 esfigmomanômetros hospitalares, aparelhos popularmente conhecidos como medidores de pressão arterial, da Rede D’Or São Luiz, unidade em Santo André, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, localizada a 22 km da capital. Os instrumentos foram aprovados.

A verificação ocorreu na sede da regional do Ipem-SP em Santo André.

Os esfigmomanômetros são aparelhos de alta precisão, e devem passar por verificação anual, segundo a legislação pertinente. O aparelho é regulamentado no Brasil pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (Inmetro), sendo que cada modelo conta com uma portaria de aprovação, que deve constar no aparelho. Em São Paulo, a verificação é realizada pelo Ipem-SP.

Antes de ser comercializado, todo medidor de pressão arterial é submetido a ensaios no fabricante, para verificar se está medindo corretamente, a ação é denominada de verificação inicial. O aparelho precisa ser verificado periodicamente, para que sejam mantidas as características de precisão adequadas. Isso é necessário porque o esfigmomanômetro desregula com o tempo e com o uso, e pode passar a apresentar medições erradas.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo