HomePoliticaSão Bernardo do Campo

Orlando aponta favoritismo de Doria

O prefeito de São Bernardo Orlando Morando apresenta números que indicam “larga vantagem” de João Doria na disputa da prévia partidária do PSDB, que acontece neste domingo, para escolher o candidato do partido à Presidência da República. Morando ainda diz que há “especulação” sobre seu nome ser cotado para ser vice-governador em uma chapa encabeçada por Rodrigo Garcia.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, fiel escudeiro de João Doria, destaca a vantagem do governador de São Paulo na disputa da prévia do PSDB.

Em primeiro lugar, a eleição interna do partido vai definir qual dos concorrentes, Doria (SP), Vergílio (AM) e Leite (RS) será o nome da sigla na disputa presidencial, hoje polarizada entre Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido).

 

Portanto, o chefe do Executivo são-bernardense afirma que o processo de escolha adotado pelo PSDB é “moderno” e “democrático”, afinal, todos os filiados podem votar.

 

Orlando Morando discorre sobre a vantagem de João Doria diante dos amigos do partido.

Todos os nove deputados estaduais por São Paulo estão com o Doria. Na Câmara Federal, o governador tem avançado bastante, dos 33 deputados do PSDB, 17 também estão com Doria. Além disso, o governador de São Paulo tem o apoio de 46 dos 72 deputados estaduais nas assembléias de todo o País”.

 

FAVORISTISMO TAMBÉM NO ABC

Em um contexto regional, o prefeito Orlando Morando também apresenta números favoráveis a João Doria, o que segundo o chefe do Executivo são-bernardense deve garantir “larga vantagem” rumo à vitória.

EDIS

Certamente, “São Bernardo tem cadastrado 343 filiados e vereadores, o número é semelhante ao de todas as outras cidades do ABC, num total de 345. A grande maioria está com o Doria, apenas em Ribeirão Pires há uma divisão”.

INSCRIÇÔES

Por outro lado do total de inscritos e aptos a votar na prévia partidária, de acordo com Orlando Morando, 32% dos prefeitos do País do PSDB estão em São Paulo, o que demonstra vantagem perante a Eduardo Leite. Apenas três prefeitos do Estado não votam em Doria.

Entretanto, no território paulista, ainda segundo Orlando há concentração de 30% de todos os vereadores do País, outro ponto que garante vantagem a governador de São Paulo.

DIÁLOGO

Orlando Morando conta que percorreu, nos períodos da noite e finais de semana, algumas regiões do País, para ajudar no processo de convencimento dos “amigos de partido” da importância de declinar voto a João Doria.

RACHA

Orlando Morando faz questão de frisar que não existe e não vai existir racha no PSDB antes, durante ou depois da prévia. A fala do prefeito vem para fazer contraponto à declaração de Eduardo Leite que garantiu ficar no partido mesmo que não vença a prévia.

Essa história de racha sempre existiu, mas sempre após as prévias o PSDB venceu, foi assim na campanha à Prefeitura de São Paulo e assim para o Governo”.

GOVERNO

Acima de tudo, as projeções para o Governo do Estado também são comentadas por Orlando Morando que enaltece as qualidades de Rodrigo Garcia, principal nome colocado para a disputa de 2022.

É uma pessoa com história e capacidade, é vice-governador, já foi deputado estadual, federal e secretário. Tem experiência e conhece São Paulo”.

VICE

Além disso, articuladores da política colocam Orlando Morando na chapa majoritária ao Palácio dos Bandeirantes como vice de Rodrigo Garcia. Indagado sobre a possibilidade, o prefeito de São Bernardo desconversa:

o momento é de prévia para presidente, não há campanha para vice, a escolha é feita por convite pelo candidato. Não discutimos este campo. É só especulação”.

Sobre notícias de que o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva estaria sondando o ex-governador de São Paulo para ser vice na chapa presidencial,

Em conclusão, Orlando Morando é enfático ao responder: “desconheço e tão pouco sei da veracidade”.

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo