ArtigoHome

“MAIS TRANSPARENTE É IMPOSSÍVEL”

TURÍBIO LIBERATTO

 

Não por acaso desde 1996, quando as urnas eletrônicas começaram a serem implantadas no Brasil existe a desconfiança sobre a segurança dos equipamentos. Semana passada o assunto voltou a tona após ameaças do Presidente Jair Bolsonaro e do seu Ministro da Casa Civil : “Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não  temos eleições” disseram os dois. Só pra lembrar aos desavisados no Brasil,  quem decide sobre ter ou não eleições não é o Presidente, muito menos um General Ministro, e sim o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Congresso Nacional.

 

Em mais uma afronta à democracia, o Presidente falastrão tem feito diversas afirmações sem prova, alegando supostas fraudes em eleições anteriores, as mesmas que elegeu ele e seus filhos, atacando o sistema eleitoral brasileiro, o mais eficaz do planeta que o elegeu por 7 vezes Deputado Federal.

 

Inclusive para desinformados que sofreram de lavagem cerebral, o voto impresso foi tema da sua única PEC (Proposta de Emenda Constitucional) aprovada na Câmara, nos seus antes de 27 anos de vida política e parlamentar, ou seja, essa é conversa de perdedor antes do início do jogo. A ideia esdrúxula do Presidente é que o voto seja computado na urna eletrônica e depois impresso sendo confirmado visualmente pelo eleitor e o papel seja depositado em outra urna.

 

A implementação do processo custaria R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos ao longo de dez anos, segundo estimativas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dinheiro esse que poderia ser usado para matar a fome de milhões de brasileiros por todo país. Só lembrando que essa modalidade de voto já foi testada 2 vezes, em 2002 e em 2009.

 

Nas duas ocasiões a proposta foi considerada inconstitucional ao possibilitar a violação do segredo do voto, além de afrontar os princípios da eficiência e da economicidade nos gastos públicos e em nada tornar o processo mais transparente e eficácia do voto em todo mundo. Para Jair Bolsonaro e seus lunáticos seguidores a mulher de Cesar não poderia parecer honesta, tinha de ser. Bolsonaro é mesmo honesto como diz ser ???

 

TURÍBIO LIBERATTO

 

E-mail: [email protected]

Facebook: [email protected]

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo