GeralHomeSesc

Solidariedade: Sesc Santo André exibe a websérie “Cozinhas Solidárias”, em apoio a ações e projetos de combate à fome

Objetivo é dar visibilidade a diferentes iniciativas e ações empreendidas na luta contra a insegurança alimentar e vulnerabilidade social

Quinzenalmente, às segundas-feiras, até agosto, o canal do Sesc Santo André no Youtube apresenta vídeos produzidos com o intuito de divulgar ações efetivas da sociedade no combate à fome e em apoio às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Ainda mais a websérie “Cozinhas Solidárias” mostra projetos que já contam vários anos de existência e ações que surgiram “a toque de caixa”, pela extrema urgência devido à pandemia de coronavírus. Os engajados na causa vão; desde organizações não governamentais a pessoas que se reúnem e somam forças nas comunidades, passando pelas cozinhas de restaurantes e empresários conhecidos.
A fome é um problema que atinge mais de 19 milhões de pessoas;  segundo pesquisa feita em dezembro de 2020 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Diante da situação de insegurança alimentar, em mais de 55% dos lares brasileiros ou o correspondente a 116,8 milhões de pessoas; surgem projetos que tentam minimizar esse problema, oferecendo comida e atenção para aqueles que mais precisam.
Em tempos de pandemia, e consequente agravamento da crise econômica, felizmente muitas pessoas estão empenhadas a ajudar quem se encontra em situação de vulnerabilidade; valorizando o conceito de responsabilidade social. Existem projetos de cozinhas solidárias espalhadas por todo o estado de São Paulo. A série de vídeos do Sesc Santo André busca dar visibilidade a essas ações e mostrar pessoas, movimentos e organizações que, no enfrentamento direto, arregaçaram as mangas e estão fazendo a diferença neste momento crítico.
O primeiro vídeo já está disponível no canal do Sesc Santo André no Youtube e conta a história do Restaurante Mocotó e a ação “Quebrada Alimentada”. O projeto conta com doações de pessoas físicas e jurídicas; de diversos setores para compra de ingredientes, enquanto o Mocotó arca com os custos da produção. A ideia é que a distribuição de marmitas continue, mesmo com o controle da crise, enquanto houver doações. Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas: instagram.com/mocotorestaurante
Por fim os próximos vídeos apresentam o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (Santo André)Cozinha Comunitária ParaisópolisMarmita do BemCozinha Comunitária Ribeirão Pires, dentre outros. Ainda mais a coordenação é de Adriana Salay e Otavio Lima.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo