AtualidadesHomeSão Paulo

Alíquota do ICMS de carro usado aumenta na sexta-feira

Lojistas ameaçam paralisação contra aumento de imposto para carros usados

Em primeiro lugar, o consumidor será prejudicado com o aumento, já que os custos serão repassados na hora de calcular o preço dos veículos para a venda.

Pacote

De acordo com o Decreto do Governador João Doria, essas medidas fazem parte do Pacote de Ajuste Fiscal do Estado de S Paulo diante da crise econômica provocada pela pandemia.

Empregos

Isso acabará acarretando uma diminuição nas vendas de carros usados e seminovos no estado, gerando desemprego e fechamento de lojas.

Reação

Portanto, o plano de ajuste fiscal do governo vem enfrentando forte reação de empresários e de setores que representam as atividades econômicas na mira do aumento do ICMS, imposto de competência estadual.

Protesto

Além disso,  Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) enviou uma nota de apoio aos lojistas de São Paulo que realizaram protesto no dia 9 e estuda uma forma de “greve“.

Aumento

Enfim, a associação entende como abusiva o aumento de 207% da alíquota do ICMS sobre carros usados, que passará de 1,8% para 5,53%.

Presidente

Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto, afirmou que mantém negociações com o governo paulista desde o início de 2020 e tinha estabelecido um acordo verbal para manter as alíquotas.

Recursos

No entanto,  maior fonte de recursos financeiros do estado de S. Paulo, o ICMS é cobrado de empresas que atuam em diferentes setores, como indústria, comércio e alimentação.

Cobrança

Concluindo, por conta disso, o aumento da cobrança valerá apenas para lojistas, sem impacto entre as negociações entre particulares.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo