HomePolíticaSão Caetano do Sul

Auricchio não foi diplomado

Prefeitos eleitos, vices e vereadores do ABC foram diplomados ontem. Auricchio ficou fora da lista pois está cassado e inelegível

Não faltaram alfinetadas quando o ABC Repórter publicou com exclusividade que os votos do prefeito José Auricchio Jr – PSDB, seriam anulados.

Censura

Foram buscar inclusive uma liminar na Justiça para recolher esse periódico que sempre esteve a serviço da comunidade na Região do ABC. Vale lembrar dos resultados das pesquisas publicadas pelo REPÓRTER e os resultados das urnas.

Enfim, esse preâmbulo é apenas para informar que ele não estará na posse do Executivo de São Caetano, no dia 1º de janeiro de 2021.

Comando

Certo, neste momento é que o próximo presidente da Câmara comandará a cidade por alguns meses. Entretanto, até que seja realizada a próxima eleição, em data a ser definida pelo TRE/SP.

Certamente, cabe recurso. Longe de fazer comparações em todos os sentidos, mas vale lembrar que o ex-presidente Lula também tinha direito a recurso.

TSE

Auricchio tinha o direito de buscar uma liminar no TSE – Tribunal Superior Eleitoral para garantir seu “4º mandato”, mas correu e preferiu entrar com Embargos no TRE, que não muda jamais o mérito de decisão. Portanto, ele sabia que rodou.

Parra

Quem não perdeu tempo de buscar uma decisão no TSE foi o vereador Edson Parra.

Ele tentou anular a decisão do TER que confirmou o registro do vice-prefeito Beto Vidoski que teve 1921 votos para vereador pelo PSDB, e foi diplomado ontem. O Ministro Sergio Silveira Banhos negou o recurso.

Ministro

A corte de origem (em São Paulo), soberana na análise de fatos e provas, assentou que, no aresto que confirmou a condenação do então prefeito e do vice-prefeito, ora recorrido, não teria sido atribuída ao recorrido (Vidoski) a prática de qualquer conduta ilícita, resultando a cassação do seu diploma apenas a partir da aplicação do princípio da unicidade de chapa”, concluiu o ministro do TSE.

Presidência

A situação em São Caetano cria uma grande celeuma em torno da eleição do próximo presidente da Câmara Municipal.

Além disso, até o momento já se sabe que devem estar na disputa pelos aurichianos: Pio Mielo, Beto Vidoski, Marcos Fontes e o preferido do prefeito cassado, Tite Campanella, atual líder do governo no Legislativo.

CPI

A CPI do Natal Iluminado da Associação Comercial e Industrial de SCS, conseguiu encerrar os trabalhos sem ouvir o representante da entidade.

O ex-presidente Walter Estevam Junior atendeu o convite do Legislativo e prestou informações, mas não fala em nome da Aciscs. Como já era esperado, nada do que ele falou foi relatado pelos vereadores.

Suspeito

Dessa forma o direito Constitucional de defesa foi negado para a Aciscs que inclusive protocolizou documento na Casa, requerendo seu direito de defesa. Nesse caso, a Justiça terá que apurar se teve má fé do presidente da Comissão.

Mauá

Por outro lado, quatro vereadores de Mauá também não foram diplomados pois tiveram as chamadas candidaturas “laranjas”, em seus partidos. No final do dia, o TRE reverteu a decisão e diplomou os vereadores do PSD e  PSB.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo