GeralHome

Varejo é a categoria que mais cresce entre as categoria Marcas Brasileiras Mais Valiosas de 2020

Impulsionado pela experiência digital, inovação e relacionamento mais próximo com o consumidor, setor teve alta de 72% neste ano

O ranking BrandZ Brasil das 25 Marcas Mais Valiosas de 2020 apontou o Varejo como o segmento que, mais cresceu esse ano, com alta de 72%. Entre as sete marcas que aparecem no ranking, a Magazine Luiza desponta na liderança, com US$ 5.111 bilhões em valor (+124%), sendo considerada hoje o maior case de transformação digital e ominichannel no país.

Com a chegada da Covid-19, a Magazine Luiza investiu ainda mais em tecnologia dentro de casa, nas redes sociais e em logística, melhorando a experiência do cliente e atraindo mais vendedores para o seu marketplace. Além disso, possibilitou que pequenas e médias empresas pudessem ter acesso ao canal de distribuição da Magalu, o que a fez se reinventar e se tornar uma grande concorrente da Amazon.

Confira o ranking de VAREJO: 

Ranking 

Marca 

Valor de Marca    2020  

(bi $) 

Valor de Marca    2019 

(bi $) 

Variação do valor de marca 

1

Magazine Luiza

5.111

2.287

124%

2

Renner

2.273

1.903

19%

3

Pão de Açúcar

1.299

452

187%

4

Lojas Americanas

1.282

1.257

2%

5

Extra

751

236

219%

6

Assaí

559

191

192%

7

Casas Bahia

365

452

-19%

                                                     Fonte: BrandZ™ Top 25 Most Valuable Brazilian Brands 

Toda via, segundo Silvia Quintanilha, vice-presidente de atendimento da Kantar Brasil, o crescimento do setor varejista é uma tendência no Brasil e no mundo. “Marcas que saíram na frente com a experiência digital, inovação e relacionamento mais próximo com o consumidor conseguiram ter uma performance melhor, criando conexão com seu público, e as marcas de Varejo têm cumprido bem esse papel”, afirma.

Do mesmo modo, outras marcas que aparecem no ranking estão Renner, na segunda posição, com crescimento de 19%, somando US$ 2.273 bilhões em valor. Pão de Açúcar (+187%) e Extra, a que mais cresceu no segmento (+219%), se consolidaram nos formatos Hiper e Vizinhança (Minuto), além do Multivarejo, que registrou avanço na receita.

Assim como, as Lojas Americanas tiveram um aumento de 2%, somando US$ 1.282 bilhões. Já o Assaí, que passou por um robusto plano de expansão das operações, abrindo mais 20 lojas, cresceu 192%, atingindo os US$ 559 bilhões.  

Metodologia do ranking BrandZ Brasil: 

Imediatamente, o BrandZ, ranking da Marcas Mais Valiosas do Brasil, leva em consideração o valor financeiro (dados da bolsa e da Bloomberg) e o valor de contribuição da marca, que é a proporção do valor financeiro de uma marca gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price (metodologia Kantar).

Sobre a Kantar 

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

Sobre WPP 

A WPP é o maior grupo de serviços de comunicação do mundo, com faturamento de US$ 73 bilhões e receita de US$ 19 bilhões. Ou seja, através de suas empresas operacionais, o Grupo oferece uma ampla gama de serviços de publicidade e marketing, incluindo gestão de investimentos em publicidade e mídia; gestão de investimentos em dados; relações públicas e assuntos públicos; branding e identidade; comunicação de serviços de saúde; marketing direto, digital e de promoção e relacionamento, assim como comunicação especializada. Ainda assim, a empresa emprega mais de 200.000 pessoas (incluindo associados e investimentos) em mais de 3.000 escritórios em 113 países. Para mais informações, visite www.wpp.com.

A WPP foi nomeada Holding do Ano no Festival Internacional de Criatividade do Lions de Cannes de 2016 pelo sexto ano consecutivo. A WPP também foi nomeada, pelo quinto ano consecutivo, a Holding mais Eficaz do Mundo no Effie Effectiveness Index de 2016, que reconhece a eficácia da comunicação de marketing. Em 2016, a WPP foi reconhecida pela Warc 100 como a World’s Top Holding Company (pelo segundo ano consecutivo).

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo