GeralHomeSaúde

Nutróloga explica a reposição hormonal de homens e mulheres

Estas mudanças no organismo têm início aos 30 anos.

 

Wilson Guardia

A reposição hormonal ainda é um assunto que gera muitas dúvidas, mas na Medicina Esportiva e Nutrologia pesquisas mostram que o envelhecimento precoce, por exemplo, está ligado à queda da produção hormonal, tanto nos homens, quanto nas mulheres.

Estas mudanças no organismo têm início aos 30 anos.

Entrevista

Em entrevista ao 30 Minutos, programa veiculado pela TV Grande ABC e rede NGT, e apresentado por Walter Estevam Junior, a médica do Esporte e nutróloga Dra. Joseane Paula Vascon esclareceu mitos e verdades sobre a reposição hormonal.

Joseane

A longevidade está atrelada a questões hormonais, independentemente da idade do paciente é possível fazer a reposição hormonal. Cada pessoa necessita de uma dosagem diferente e para saber qual a quantidade exata a ser suplementada é solicitado a dosagem, por meio do exame de sangue”, explicou Joseane Paula Vascon.

A médica destacou ainda que

por meio da Medicina Preventiva é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Para a reposição hormonal existem várias táticas e suplementos.

Não há idade para iniciar o tratamento, mas o quanto antes começar melhor será.

Quem já tem, problemas de saúde, faz uso de medicações ou tem mais idade, também pode aderir ao tratamento”.

Reposição

Dra. Joseane Paula Vascon afirmou que:

Em suma,

“a reposição hormonal quando indicada é bastante simples e sem nenhum tipo de efeito colateral ou riscos, ao contrário, previne contra uma série de doenças como osteoporose, câncer, demências, depressão, síndrome metabólica, obesidade entre tantas outras causadas pela baixa qualidade de vida.

Sempre prescrita e acompanhada por um médico, os hormônios mais comuns a serem repostos são testosterona, estrogênios e progesterona e essa conduta deve ser individualizada”.

Entre os principais sintomas da baixa concentração de hormônios estão, segundo a médica do Esporte e Nutróloga,

a baixa qualidade do sono, fadiga, indisposição, acúmulo de gordura ou dificuldade de ganho da massa magra para aqueles que praticam esportes”.

A reposição hormonal pode ser realizada de diversas formas: “por meio de gel aplicado sobre a pele, injetável ou via oral com comprimidos.

É preciso que um médico faça a prescrição após analisar em detalhes os exames”, disse Dra. Joseane Paula Vascon,

ao completar: “a reposição hormonal quando indicada é bastante simples e sem nenhum tipo de efeito colateral ou riscos”. Em conclusão.

A médica detalhou ainda que a reposição hormonal é muito diferente dos esteroides anabolizantes, produtos nocivos à saúde.

Estudos

Hoje, estudos comprovam que o excesso ou a falta de hormônio elevam a propensão à síndrome metabólica capaz de aumentar a circunferência abdominal e criar resistência à insulina nos casos de diabetes.

Outras doenças podem estar relacionadas com vários tipos de cânceres, por exemplo, ao de testículos, pelo excesso ou falta de testosterona”, esclareceu em conclusão Dra. Joseane Paula Vascon.

Durante a participação no programa 30 Minutos, Joseane Paula Vascon ainda esclareceu:

muita gente pensa que a Medicina do Esporte cuida só de atletas profissionais a melhorar suas performances, adequar as alimentações aos objetivos e contribuir no controle emocional, por exemplo, mas esta parte da Medicina pode ser aplicada ao público não-atleta para a melhora da qualidade de vida, com exercícios e acompanhamento médico”. Em conclusão.

MASSA

Outro ponto ainda a ser esclarecido durante a entrevista refere-se a questão da massa gorda ou massa magra.

A Dra. Joseane afirmou:

Em suma,

o que importa não é o peso na balança e sim a composição corporal.

Para saber o que é gordura ou musculatura realizamos o exame de bioimpedância, uma balança que por meio de impulsos elétricos, mostra o que é massa gorda, massa magra e água.

É um exame rápido, dura cerca de 60 segundos e ainda mede as taxas de resposta do metabolismo”, explicou em conclusão Joseane Paula Vascon.

SERVIÇO

A Dra. Joseane Paula Vascon, Nutróloga e Médica do Esporte, atende na rua Pará, 34, Centro de São Caetano. Outras informações por meio do WhatsApp (11) 94274-0019 ou pelo Instagram: @joseanevascon.

Dra. Joseane abordou questões ligadas às massas gorda e magra
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo