HomePolíticaSanto André

Jovem feminista quer estar ao lado de Bruno Daniel na disputa à prefeitura de Santo André

Rosi Santos é pré-candidata à vice-prefeita pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e defende que o Grande ABC precisa de mais mulheres na política para que as pautas ligadas à garantia de direitos avancem em todos os espaços de decisórios da região

 

A professora de Filosofia da Rede Estadual de Ensino, Rosi Santos, de 35 anos, quer disputar à prefeitura de Santo André ao lado de Bruno Daniel.De acordo com, ela é uma das pré-candidatas pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) à vice-prefeita e acredita que a participação feminina no processo eleitoral é essencial para apresentar políticas públicas que considerem as questões das mulheres na cidade.

Mulheres

Está na hora das mulheres ocuparem os espaços decisórios. O Grande ABC sofre uma crise de representatividade feminina na política. É preciso garantir a participação plena e efetiva das mulheres em todos os níveis de tomada de decisão. Não podemos deixar nossas vidas nas mãos de pessoas que não conhecessem e ignoram nossas pautas”, defende Rosi Santos.

O PSOL

É o partido que mais dá prioridade a mulheres, negros, LGBTs, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência nas eleições. Além de Rosi Santos, estão na disputa Ubimara Ding e Roseli Querodia. Além disso,a decisão será tomada durante a Convenção Partidária, evento que ocorrerá nos dias 30 de agosto.  A partir daí, o partido, que é oposição de esquerda a Paulo Serra (PSDB), terá sua chapa definida para a disputa em Santo André.

Rosi Santos Divulgação.jpg

Conheça Rosi Santos

Nascida em Querência do Norte, pequena cidade do interior do Paraná, Rosi Santos vem de família de trabalhadores do campo. Seu pai foi coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no início dos anos 90. Assim, desde a infância teve contato com a luta contra as desigualdades sociais e protagonizou lutas com destaque nacional.

Rosi

Cursou o Ensino Médio na Rede Pública Estadual em Diadema, Filosofia na Universidade Federal de São Paulo em Guarulhos e, posteriormente, ingressou na Universidade de São Paulo. Como as pessoas de sua geração oriundas dos rincões do país, é a primeira da família a ter diploma universitário em uma universidade pública.

Na Universidade São Paulo

Teve papel essencial no movimento estudantil em defesa da educação pública para todos. Como professora de Filosofia da Rede Pública teve contato direto com a realidade de sucateamento da educação e participou de lutas e ainda mais greves do magistério paulista em defesa do ensino público de qualidade.

Experiência

Apesar de jovem, Rosi tem longa experiência na militância social e político-partidária. Ajudou a fundar o PSOL em 2004 com apenas 17 anos em Diadema. Também fez uma experiência política internacional, no interior do Partido Nuevo Mas e do movimento feminista Las Rojas, na Argentina. Ela concentra a sua militância nos direitos das mulheres e do/as oprimidos/as.

Pré-candidata

Enfim, na condição de pré-candidata a vice-prefeita, Rosi é parte daqueles/as que defendem que o PSOL em Santo André se decida por uma chapa própria para disputar a prefeitura. Por fim“É necessário construir na cidade uma alternativa político-partidária diferente da velha esquerda da ordem, que há tempos não representa mais os interesses da maioria”, apontou a pré-candidata a vice-prefeita.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo