GeralHome

Cidades do ABC seguem em “quarentena” pelo menos até 15 de junho

Prefeitos reclamam dos critérios

O governador João Doria, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, anunciou a segunda fase do Plano São Paulo para a retomada das atividades econômicas no estado, no entanto, a Região do ABC, novamente fica de fora e deverá permanecer em quarentena.

Dados compilados entre os dias 26 de maio e 2 de junho apontam melhora em três dos cinco critérios na média estadual.

A taxa de ocupação de leitos de UTI caiu de 73,5% para 72,4%, o número de vagas por 100 mil habitantes foi de 11,8 para 13,3 e as internações decresceram três pontos percentuais.

Continuam com restrição máxima os municípios da Grande São Paulo, inclusive os do ABC, exceto a Capital -, Baixada e Registro. Segundo Doria “essa realidade será mantida, no mínimo, até o próximo dia 15 de junho na atual quarentena”.

MANIFESTAÇÃO

O Consórcio Intermunicipal informa que as prefeituras das sete cidades “cumprem todos os critérios então determinados pelo Governo do Estado para alocação em nova fase do Plano São Paulo. Os municípios possuem condições para a retomada gradual e consciente. Assim, aguardamos com brevidade o novo decreto do Governo do Estado incluindo o ABC na faixa pretendida”.

De acordo como Gabriel Maranhão, presidente do Consórcio, o ABC oferece 30 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, o mínimo pelo critério do Estado é de dez para cada grupo de 100 mil.

No entanto, o nível de ocupação atual é de 57%, ou seja, inferior ao máximo exigido pelo estado de 60%. Já o índice de isolamento social na Região do ABC é de 45%, mas o recomendado é de 55%.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo