EconomiaHomeSão Bernardo do CampoSaúde

Morando discorda de Doria

Prefeito de São Bernardo aponta indignação com o governador por liberar reabertura somente para Capital

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, discordou abertamente do governador de São Paulo, João Doria, sobre a decisão de permitir a reabertura de mais atividades de comércio somente para a Capital, a partir de 1º de junho, excluindo São Bernardo, que continuará com quarentena restrita a serviços essenciais pelo menos até 14 de junho.
Capacidade
Entretanto, embasado em números, o chefe do Executivo municipal discorreu sobre o trabalho prioritário que a Prefeitura vem realizando na cidade, que dobrou a capacidade de atendimento em menos de um mês, com a inauguração de dois hospitais (Novo Anchieta e Hospital de Urgência), o que abriu a oferta de 517 leitos exclusivo ao atendimento do vírus. Sendo estes, 151 somente de UTI, o que deixa São Bernardo com 18 leitos para cada 100 mil habitantes. O atual índice na Capital é de 10,3 leitos para cada 100 mil habitantes.
Governo
Eu não vou aceitar injustiça. Eu vou seguir a ciência. Agora a ciência precisa valer para todo mundo. Para isso existem dois caminhos. Ou o Governo do Estado errou ao tirar a Capital e eles corrijam o erro, ou incluam São Bernardo no plano”, destacou o chefe do Executivo.  “Vamos nos reunir com o Ministério Público para tratar do assunto. Afinal, temos indicadores melhores que a Capital, inclusive, sendo a segunda cidade menos vulnerável a pandemia da Covid-19, segundo estudo do Instituto Votorantim“, destacou Morando.
Disseminação
Neste mês, São Bernardo foi classificado como o segundo município brasileiro menos vulnerável à disseminação da Covid-19, de acordo com o Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim. Portanto, o município é o mais bem avaliado quando analisado apenas cidades com mais de 500 mil habitantes. O levantamento analisou 5.570 cidades do País.
Avanços
O prefeito seguiu explanando sobre os critérios do Governo do Estado e apontou outros avanços de São Bernardo, como a taxa de mortes no município,  que é de 23 a cada 100 mil habitantes, o que colocaria no patamar laranja do estado (permite abertura de mais serviços).
Opção
Morando disse que não será incoerente “não vou trocar vidas por votos e não serei covarde”, ao ser ameaçado por internautas que exigiam a abertura do comércio.
Capital
Se a cidade de São Paulo está autorizada (a abrir o comércio) eu quero que eles me provem o por que São Bernardo não pode, pois ao contrário, eu vou à Justiça“, disse Morando que também ressaltou que na semana passada o Estado analisava o ‘lockdown’ na Capital e, hoje, declaram que ela pode sair da faixa de um risco maior.
Contexto
Veja a materia sobre o Plano São Paulo em:
https://abcreporter.com.br/2020/05/27/doria-apresenta-plano-sao-paulo-de-retomada-da-economia/
Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo