ArtigoHomeSaúde

As embalagens estão te enganando!

Artigo - Drª Joseane Paula Vascon - 23/05/2020

Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que o número de obesos no país aumentou 67,8% entre 2006 e 2018.

José Graziano

José Graziano, que chefiou a agência da ONU para Agricultura e Alimentação aponta que “a dimensão da obesidade foi negligenciada no primeiro momento do Fome Zero, em 2002. A preocupação era tanta em fornecer comida que não se perguntou sobre a qualidade dessa comida. Só depois é que passamos a dar prioridade às compras da agricultura familiar para merenda escolar, por exemplo. Essa lei é bastante posterior ao início do programa Fome Zero. Mas o problema da obesidade tem muito a ver com as inovações da indústria alimentícia”.
“A rapidez com que a indústria consegue produzir novos alimentos ultraprocessados vai muito além da capacidade do poder público de regulamentar essa matéria. O que acho que falta é uma regulamentação mais ágil, principalmente da Anvisa e dos mecanismos de defesa do consumidor, tipo Procon, para rotulagem dos produtos e para evitar que a população continue a ser literalmente enganada pela propaganda que é feita de produtos alimentícios”.

Marcas e mais marcas

Marcas e mais marcas de produtos industrializados “saudáveis”, em sua maioria “fit”, “light”, “diet”, “zero”, “low” muitas vezes trazem compostos químicos em sua composição que fazem tão mal ou mais mal do que os produtos “normais” sem esses títulos que nos chamam a atenção. Além disso, na grande maioria das vezes o que observamos é o produto zero açúcar lotado de adoçante, o low-carb com muito sódio, o light com muita gordura e por aí vai… Costumo dizer que não haveria nada dentro de uma embalagem se tirarmos o açúcar, o carboidrato, a gordura e o sódio, sendo assim a indústria não consegue fazer milagre, deixemos esse por conta de Deus.
E é aí onde encontramos tudo o que o nosso organismo necessita em termos de nutrição para se manter saudável.
Sendo assim, consuma ao máximo alimentos vindos da natureza, frutas, verduras, legumes, sementes, castanhas, grãos, ingredientes naturais que não passaram por processos de industrialização farão com que o seu corpo fique nutrido além de ficar alimentado.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo