HomePolítica

TSE cogita alterar data das eleições municipais

Ministro assume presidência do TSE em junho, quando tomará uma decisão e procurará o Senado e a Câmara.

Wilson Guardia

A data das eleições municipais, 04 de outubro, pode sofrer alteração. Decisão deve ocorrer em junho, quando Luís Roberto Barroso, assumirá a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no lugar de Rosa Weber.

Após a Justiça Eleitoral suspender o cancelamento de títulos eleitorais, por conta do fechamento de cartórios em decorrência da pandemia do coronavírus, estuda-se a possibilidade de alteração no calendário conforme Barroso afirmou em uma videoconferência com membros da Associação dos Magistrados Brasileiros. “Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”.

Emenda

Como a data do pleito – primeiro final de semana de outubro – está prevista na Constituição Federal, qualquer alteração nesse sentido terá que ser feita pelo Congresso Nacional. Barroso pretende ter uma definição sobre o assunto em junho. É que nesse mês precisam ser feitos os testes nas urnas eletrônicas. Caso isso não seja possível, ele pretende se reunir com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) para que uma emenda constitucional estabeleça um novo calendário.

Mostrar Mais

Um Comentário

  1. Na minha opinião as eleições tem que ser em outubro, acho que o governo tem adotar uma medida de proteção para que todos vão as urnas e possa vota. Negócio de prorrogação de eleição so vai deixa políticos que não fez nada aida mais tempo no pode, e tem quer a democracia a eleição tem que mante a data sim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo