SBC tem serviço para tirar dúvidas da população sobre o Coronavírus
Em visita ao local nesta quinta-feira (16/04), prefeito Orlando Morando destacou importância da ação; suporte telefônico conta com nove médicos para esclarecer questões sobre a doença
Para estabelecer contato direto com a população e tirar dúvidas a respeito do COVID-19, a Prefeitura de São Bernardo mantém, desde o início da pandemia, Sala de Situação composta por médicos para esclarecer questões relacionadas à doença aos munícipes. Em visita ao local na manhã desta quinta-feira (16/04), o prefeito Orlando Morando destacou que a ação é fundamental para levar informação e tranquilidade aos moradores sem que eles precisem sair de casa.
Criada para qualificar o atendimento prestado à população, a Sala de Situação, localizada na Secretaria da Saúde, oferece suporte à Central de Atendimento Coronavírus, uma das inúmeras ações que estão sendo elaboradas pela Prefeitura de São Bernardo para o enfrentamento do COVID-19.
No total, equipe de nove médicos presta atendimento telefônico para esclarecer dúvidas de munícipes de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Desde 27 de março, 113 pessoas receberam as orientações médicas a respeito da doença via Sala de Situação. A maior parte dos atendimentos (60%) foi encaminhada pelo serviço telefônico e 40% chegou por meio do WhatsApp.
“…um momento de pandemia, a informação é fundamental”
“É um serviço diferenciado, personalizado. Porque, num momento de pandemia, a informação é fundamental. É importante destacar que os médicos não fazem consulta pelo telefone, eles estão esclarecendo as dúvidas que a população tem sobre o Coronavírus. Essa é mais uma ação que estamos oferecendo para levar tranquilidade aos nossos moradores, que, dessa forma, podem permanecer em casa”, ressaltou o prefeito Orlando Morando.
O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, reforçou que os médicos que atuam na Sala de Situação foram remanejados de outros serviços da rede municipal de Saúde após a suspensão dos atendimentos eletivos, como consultas, cirurgias e exames de rotina. “Os profissionais atuam em conjunto, respondendo as demandas dos moradores. Para os casos em que não há resposta imediata, ficamos com o contato da pessoa e o médico retorna à ligação o mais breve possível para sanar a questão”, explicou.
MONITORAMENTO
ATENDIMENTO
O serviço de WhatsApp da Central de Atendimento Coronavírus São Bernardo superou a marca de 3.000 atendimentos nesta quinta-feira (16). A ferramenta é administrada por equipe de 10 profissionais, que realizam os atendimentos, diariamente, das 8h às 22h.
Além de tirar dúvidas a respeito dos principais sintomas e formas de prevenção do COVID-19 e sobre quando procurar uma unidade de Saúde, moradores também utilizam as ferramentas para esclarecer questões relacionadas às alterações na rotina da cidade a partir do decreto de estado de emergên
O atendimento via WhatsApp foi fundamental para o morador do bairro Alves Dias, José Roberto, 33 anos. Graças à possibilidade de tirar dúvidas com médicos a respeito do Coronavírus, ele teve tranquilidade para cumprir a quarentena com a família em casa. “Ter uma equipe à disposição para sanar dúvidas foi essencial. Meus sintomas indicavam que eu estava com o COVID-19 e, após o contato com a Sala de Situação, passei a ser monitorado pelo grupo médico. Dessa forma, minha família e eu permanecemos em isolamento domiciliar”, destaca.