EditorialHome

Quem ressuscitará os mortos?

Editorial - 02/04/20202

Quem ressuscitará os mortos?

Economias destruídas em catástrofes voltaram ao vigor em alguns anos. Vide Alemanha pós 2ª Guerra, por exemplo: derrotada e arrasada em 1945, em cinco anos a economia deslanchou. Mas, nunca recuperou seus 13 milhões de mortos…

É vasto o número de países que, econômica e estruturalmente destruídos, renasceram das cinzas. Basta conferir as grandes tragédias da História. Quem nunca renasceu, foram os mortos, não importa se um, milhares ou milhões.

O Covid-19 é como uma bomba de nêutrons: não ataca bens materiais. Aniquila vidas. É a hora da Ciência. O resto, sendo honestos, somente podem proporcionar-lhe os meios possíveis para que cumpram sua missão. Ninguém sem fundamentos científicos merece credibilidade.

Suposições são questionáveis, mas, suponhamos que alguém tenha uma enfermidade: consultará um médico, jamais um advogado, jornalista, teólogo, varredor de rua, pedreiro etc., por mais louváveis que sejam tais profissões.

Menos ainda ouvirá “políticos” e seus arautos. Insistimos, de novo, na trajetória de Oswaldo Cruz, que contra inimigos poderosos e a ignorância em massa e crassa, venceu afebre amarela, a peste bubônica e a varíola, por exemplo.

Não conseguiu reviver os mortos de sua época. Porém, salvou um número incontável de vidas, em que pese uma oposição feroz, com suas ignorância e crendices. Era o que, como cientista, podia fazer. E fez!

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo