CotidianoEconomiaGeralHomeMercadoPolíticaSão Caetano do Sul

Medidas para conter a Covid-19 afeta a todos

medidas têm sido tomadas para evitar aglomeração de pessoas em locais fechados.

Medidas para conter a Covid-19 afeta bancos, cartórios, comércios e locais públicos

CELSO M. RODRIGUES

Por conta da pandemia do Covid-19 (Coronavírus) algumas medidas têm sido tomadas para evitar aglomeração de pessoas em locais fechados.

Em São Caetano, ontem pela manhã (20/03), no 3º Tabelião de Notas uma grande fila se formava já na calçada, isso porque havia a limitação para entrada de pessoas.

CARTÓRIO

Segundo Olavo Pires de Camargo filho, tabelião do cartório, “Fui eu quem adotou estas medidas, pensando na preservação da saúde de todos, dentro do possível. A entrada no cartório foi limitada para a segurança de todos. Adotamos a estratégia de entrarem na serventia duas pessoas por vez. Por conta do número de pessoas, passamos a permitir a entrada de acordo com o número de atendentes disponíveis. Desse modo, não há aglomerações internas, que são mais perigosas. A fila do lado externo, ao ar livre, e com as medidas de segurança necessárias, como espaçamento de um metro entre as pessoas e fornecimento de álcool em gel, se mostra mais segura neste momento”.

O REPÓRTER entrou em contato com o Tribunal de Justiça de São Paulo responsável pela Corregedoria de Justiça de São Paulo, que por sua vez é o órgão regulador dos cartórios e informou que foi publicado um provimento dia 17/03 que determina que o “atendimento ao público nos Cartórios Extrajudiciais seja de no mínimo quatro horas”.

BANCOS

Os bancos também estão limitando a entrada das pessoas, de acordo com o contingenciamento de funcionários, em algumas agências da cidade a entrada de clientes é limitada a duas pessoas.

Segundo informações apuradas pelo REPÓRTER, não há determinação expressa do BC (Banco Central) em relação ao acesso, mas o conselho é que atendam de acordo com o contingenciamento de profissionais.

Ainda ontem, o REPÓRTER recebeu imagem de uma praça isolada com fita zebrada, questionada, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que Parques estão fechados desde o dia 16 e as praças não estão interditadas.

O DECRETO

Segundo nota da assessoria da Prefeitura, o Decreto Nº 11.522 de 19 de março de 2020 do prefeito José Auricchio Júnior suspende por tempo indeterminado em regime de situação de emergência: todos os eventos públicos culturais e esportivos; o uso dos teatros, parques municipais, Bibliotecas Municipais e o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação; os trabalhos do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago, entre outras medidas.

O Decreto recomenda, ainda, no âmbito de outros Poderes, órgãos ou entidades autônomas, bem como no setor privado do Município de São Caetano do Sul, que “os locais de grande circulação de pessoas, tais como, shopping centers, bares, restaurantes, mercados e comércio em geral devem reforçar medidas de higienização de superfície e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários, em local sinalizado”.

SOBROU PARA?

Segundo Gilberto de Souza Faria, proprietário das Lojas Tio Gil em São Caetano. “Aqui está recomendado para que não tenha aglomeração. Do lado do comerciante, todo mundo está muito preocupado, estou protegendo meu funcionário com álcool gel, e existe uma grade preocupação no geral. A tendência é diminuirmos o número de funcionários nos próximos dias para tentar atender a população, porque vendo papel higiênico, alimento, produtos de limpeza. Entretanto, vejo que todos os comerciantes e empresários têm seu plano B, se antecipar e tentar levantar linha de crédito no banco para que consiga passar por dois ou três meses sem faturamento”.

 

Após pressão, José Auricchio revoga Zona Azul no Chico Mendes
José Auricchio Jr
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo